Este é um trabalho acerca do tráfico transatlântico de africanos escravizados, enviados ao porto de Belém do Grão-Pará (1777-1841). Dentre os aspectos aqui analisados,
está o fim do monopólio comercial da Companhia de Comércio do Grão-Pará e do Mar...
Sinopse
Este é um trabalho acerca do tráfico transatlântico de africanos escravizados, enviados ao porto de Belém do Grão-Pará (1777-1841). Dentre os aspectos aqui analisados,
está o fim do monopólio comercial da Companhia de Comércio do Grão-Pará e do Maranhão, seus impactos em Belém e nas regiões que operavam diretamente com o comércio de gente tornada cativa; como Cabo Verde, Cacheu, Bissau, Angola e Mato Grosso.
Número de Páginas
320
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
História do Brasil
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
OS MECANISMOS DO TRÁFICO NO GRÃO-PARÁ NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII
1.1 A Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão
1.2 Os impactos do fim do monopólio no Atlântico: Cabo Verde, Cacheu, Bissau, Angola
1.3 O fim do monopólio: Do Grão-Pará ao Mato Grosso
1.4 Trabalhadores indígenas ou africanos?
1.5. Agricultura e trabalhadores cativos africanos
1.6. Demarcações e deslocamento para as fronteiras: demanda por trabalhadores
1.7 Tráfico, doenças e epidemias
1.8. Menos impostos, mais escravos: políticas de fomento ao tráfico no Pará
CAPÍTULO 2
DO INTERIOR DA ÁFRICA AO INTERIOR DO GRÃO-PARÁ
2.1 Do norte da África ao norte da América Portuguesa
2.2. Do sul da África ao norte da América Portuguesa
2.3. Do Norte para o Sul do Atlântico: a “angolização” do tráfico no Pará
2.4. Estimativas do “comércio de almas”
2.5. Chegando do mar, seguindo pelos rios: O tráfico entre Pará, Mato Grosso e Goiás
CAPÍTULO 3
OS SENHORES DO TRÁFICO: AS REDES DE NEGÓCIO E SEUS AGENTES
3.1. O tráfico transatlântico nas primeiras décadas do oitocentos no Pará
3.2. As nações africanas em Belém
3.3. O Contrato de Cacheu, Bissau e Cabo Verde
3.4. Comerciantes do Pará
3.5. Comerciantes do Brasil
3.6. Comerciante de Lisboa
Considerações finais
ANEXOS
FONTES