Esta obra é parte de uma série, História intelectual e Educação, que tem como foco as relações entre a história intelectual e a história da educação, visando aproximar os temas da história da educação com as ferramentas metodológicas da história intele...
Sinopse
Esta obra é parte de uma série, História intelectual e Educação, que tem como foco as relações entre a história intelectual e a história da educação, visando aproximar os temas da história da educação com as ferramentas metodológicas da história intelectual, nas suas variantes da história cultural, dos intelectuais e dos conceitos. Como problema conectado a estes campos historiográficos o livro aborda as relações entre as diversas perspectivas envolvendo arte e educação. Entre os focos previstos estão as ideias e as ações de intelectuais em defesa da educação na formação geral; os projetos educacionais ou as atividades livres em arte nos diversos níveis escolares; a formação do artista e dos professores de arte; os livros, os materiais didáticos e os métodos de ensino de arte; os debates públicos sobre arte e educação; e a produção artística no seu potencial educativo. Em síntese, entendemos as relações entre estes dois campos, educação e arte, em perspectiva histórica como constituintes dos discursos e ideias educacionais, contribuindo com a formação do campo intelectual; da mesma forma que vislumbramos seus desdobramentos na sociedade civil como inerentes aos problemas, valores e condutas sociais que marcam cada tempo e cada lugar.
Número de Páginas
348
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
2. As galerias de artes como divulgadoras da arte abstrata e o grupo de artistas intermediários atuantes em Curitiba/PR (2000-2003)
3. Arte e ensino nas crônicas de Cecília Meireles (1930-1933)
4. Doido mais ou menos como todos: a inserção ao movimento simbolista pelo intelectual José Francisco da Rocha Pombo
5. As ideias dos intelectuais vinculados à Unesco expressas na obra Art et Éducation (1951-1954)
6. Anibal Mattos: professor e promotor das artes em Belo Horizonte
7. Música e artes plásticas na formação curricular da licenciatura em Educação Artística na Femp (1976)
8. Traços de um projeto pedagógico-cultural na produção literária de Bernardo Guimarães: a identidade nacional em questão (1859-1883)
9. Silvio Rodriguez: vamos a andar
10. Sobre palavras e imagens: questões indomáveis ou da poligrafia no exercício intelectual de escritores e artistas modernistas no Brasil
11. Arte e indústria: o projeto da Escola Profissional de Artes Aplicadas de Alfredo Andersen (Curitiba, 1912)
12. Reflexões sobre o campo artístico e educacional nas obras Th. De Bona e O Mural Redondo
13. Ver e ouvir: arte e práticas educativas na América Portuguesa.
Marcus Aurélio Taborda de Oliveira