Procurador da Fazenda Nacional, atuou como Advogado da União, Procurador Federal, Analista Judiciário e na função de Conciliador Federal.
Experiência de mais de vinte anos de trabalho com cavalos, dez deles dedicados à equoterapia. Sua formação inclui pós-graduação na Escola de Equitação do Exército e pós-graduação em Neurociência aplicada à educação pela Universidade Anhembi Morumbi.
Geógrafo pela PUC-Campinas, mestre e doutor em Geografia Humana pela USP e pesquisador do Lab. de Geografia Agrária - FFLCH-DG/USP. Atualmente é professor na Universidade Estadual de Montes Claros.
Graduada em Educação Física, mestre em Odontologia (Biologia e Patologia Buco-Dental) e doutorado em Ciências Morfofuncionais. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas.
Doutora e mestra em Educação tem interesse por questões ligadas à produção de textos na escola, à interlocução, ao ensino a partir de gêneros textuais e ao desenvolvimento de sequências didáticas.
Doutor em Comunicação e Linguagens, suas pesquisas enfocam as políticas públicas de comunicação no Brasil, tendo publicações sobre televisão educativa, televisão pública, rádio educativa e rádio comunitária.
Fábio Zorzal é doutor em Engenharia de Produção, mestre em Engenharia Ambiental e especialista em Pavimentação e Restauração Rodoviária e Aeroportuária.
Jornalista, professor e editor audiovisual. Mestre em Gestão da Economia Criativa com especialização em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica, é coordenador do Portal de Jornalismo da ESPM-Rio.
Mestre em filosofia, teve uma infância feliz na cidade de Pouso Alegre dos anos 80, ao lado de amigos inteligentes que lhe apresentaram muita filosofia e literatura, incluindo a de Jorge Luis Borges.
Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC -SP) e graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp - Franca). Atua como professor na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Enfermeira e docente até o momento em uma instituição de ensino superior na região sul do Rio Grande, com especialização em Gerontologia: Ênfase em Gerontologia Social e mestrado em Envelhecimento Humano.
Doutor em Filosofi a da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular de Ética e Filosofi a na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Doutora e mestre em Educação. Tem graduação em Psicologia e em Pedagogia e fez especialização em Psicopedagogia. Atua como professora de Pedagogia e é docente colaboradora no mestrado profissional em Gestão e Práticas Educacionais.
Cirurgião dentista, doutor e mestre em Ciências da Saúde, área de concentração Odontologia Hospitalar e UTI e Coordenador e Professor das disciplinas de Odontologia para Pacientes Especiais, Odontogeriatria, Odontologia Hospitalar.
A autora é psicóloga e mestre em Educação. Aposentada como professora universitária fez carreira acadêmica na Psicologia na Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Brasília.
Ator e docente do Curso de Licenciatura em Teatro da Unespar. É doutor em Artes da Cena mestre em Teatro. Desenvolve pesquisas na área da pedagogia teatral, com enfoque na formação do artista-professor.
Atuou como Coordenadora de área do subprojeto Letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- Pibid. Atua principalmente no seguinte tema: Ensino de Línguas. Variação linguística. Educação.
Doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina. Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça. Pesquisador e professor nas áreas de Sociologia Jurídica, Criminologia, Direito Constitucional, Penal e Processual Penal.
Doutor e mestre em Letras também é licenciado em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro. É especialista em: Semiótica Francesa, Círculo de Bakhtin, Metodologia Científica, Linguística Geral, Língua Portuguesa e Novas Mídias.
Professora da rede municipal de Educação, no Ensino Fundamental II, nas disciplinas de Arte e Matemática, na Escola Maria D’Ajuda Silva Vieira Itabela/BA.
Professora da rede municipal de Educação, no Ensino Fundamental II, na disciplina de Arte e na Gestão Escolar, na Escola Canta Galo Porto Seguro/BA.
Doutorado em História, mestre e graduado em História. É pesquisador na área de História das Relações Internacionais fazendo análises em arquivos diplomáticos e trabalhando, também, na elaboração de materiais didáticos de História.
Professora de educação física pelo Claretiano e mestra em ciências da motricidade humana pela Unesp/Rio Claro. A autora tornou-se uma dedicada pesquisadora da ciência do flow como experiência máxima no ensino da dança, fitness, pilates e alta performance.
Formou-se em Licenciatura e Bacharelado em Historia Natural pela UNESP/Rio Claro, em 1970. Atualmente, é professor responsável pela área de Microbiologia e Imunologia do departamento de Diagnostico Oral da FOP/UNICAMP.
Licenciada em História pela UFPB; Mestra em Direitos Humanos pela Universidade de Manchester; Doutora em História pela UFPE, onde desenvolveu a tese “O desgaste e a recuperação dos corpos para o capital”, que originou este livro.
Mestre, bacharel e licenciado em História, possui experiência com a docência em História nos Ensinos Fundamental e Médio e no Ensino Superior (especialmente, nos cursos de graduação de História e de Pedagogia).
Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade. Realizou residência pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação Educação, Conhecimento e Inclusão Social.
Piauiense de Curimatá, é graduado em Ciências Sociais e mestre em Políticas Públicas, desde 2011 é professor efetivo de sociologia, no ensino médio e superior, sendo, atualmente, coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Corrente.
Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Nutrição pela UFRJ e Mestrado em Saúde Coletiva na UFF. Especialização em Atividades Aquáticas na FAMATH e Graduação em Educação Física na UCB.
Catarinense, pós-doutor em Turismo, doutor e mestre em Administração e graduado em Turismo e Hotelaria. Professor no Instituto Federal de Santa Catarina. Possui mais de 60 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados.
Doutoranda em Educação, Mestra em Educação e especialista em Psicopedagogia Clínica e licenciada em Pedagogia pela Unifieo.
Divinopolina de criação e paixão. Especialista em Agroecologia e Desenvolvimento Rural e em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas. Graduada em Administração de Empresas e em Matemática.
Doutora em saúde coletiva. Especialista em Homeopatia pela AMHB. Formou-se médica pela UFF, onde integra o corpo docente desde 1980.
Mestra em Sistemas de Produção na Agropecuária. Especialista em Metodologia do Ensino; Educação Especial e em Surdez – PROLIBRAS. Graduada em Letras. Docente e coordenadora na Unifenas.
Doutorada em Ciência do Solo. Graduada em Agronomia. Docente orientadora de programas de pós-graduação, sendo a Educação Ambiental uma das linhas de pesquisa na Unifenas.
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Caen, França. Foi Professor titular na Universidade Católica do Oeste. Professor associado na Universidade de Sherbrooke e na Universidade do Québec à Três-Rios, Canadá.
Doutor em Ciências da linguagem pela Univás. Mestre em Educação e Sociedade pela Unipac. Graduado em Estudos Sociais pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira e em História pela Fundação Tricordiana de Educação.
Historiador e músico violoncelista. Pós-doutor em História Social. Doutor em História Comparada;Foi professor do Conservatório Brasileiro de Música e bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Fundação Biblioteca Nacional.
Sociólogo, doutor em Ciências Sociais, professor COLUN/UFMA, Coordenador GEDMMA/UFMA e Membro de Grupo de Trabalho e de Centro Membro Pleno da CLACSO.
. É mestre e doutor em História pela Universidade Federal de seu estado, onde também se graduou em Direito e Engenharia de Computação.
Engenheiro Metalurgista pela Escola de Minas da UFOP, com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Escola Politécnica da USP. Gerente de PD&I, pesquisador, consultor e professor.
Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Professor Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da PUC-SP. Vice Coordenador do Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora.
Pesquisadora, professora e historiadora. Doutora em História pela UFRGS. Mestra em História pela PUCRS. Participou da primeira turma de pesquisadores residentes da Fundação Biblioteca Nacional.
Doutora em Educação e Doutoranda em Letras na UFSM/RS. Mestra em Letras na UCPel/RS. Especialista e Licenciada em Letras na UFN/RS. Atuou na Educação Básica e foi docente universitária.
Professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará.
Doutoranda pela Unicamp, tendo financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp. Possui mestrado em sociologia pela mesma universidade e graduação em Ciências Sociais pela Ufscar.
Doutora em História Social pela USP (2014) e pela École des hautes études em sciences sociales (EHESS-CNRS,2014). Atualmente, é professora e pesquisadora de pós-doutorado junto a pós-graduação em História da UERJ.
Filho de pequenos agricultores, dedicou sua vida aos movimentos e às organizações populares do Brasil, desde o Sudoeste do Paraná, trabalhando como educador popular. Filosofo, mestre em Educação e doutor em Antropologia Social.