A educação escolar por ser bastante atual, foi objeto central de análise dos estudos de Mario Alighiero Manacorda (1914-2013) e secundário nas análises de István Mészáros (1930-2017). A obra de referência de Mészáros é A educação Para Além do Capital, ...
Sinopse
A educação escolar por ser bastante atual, foi objeto central de análise dos estudos de Mario Alighiero Manacorda (1914-2013) e secundário nas análises de István Mészáros (1930-2017). A obra de referência de Mészáros é A educação Para Além do Capital, lançada a público em 2005. Por ser uma obra bastante atual, produziu significativos impactos no campo educacional. No seu prefácio da obra, Emir Sader enfatizou que “o objetivo central dos que lutam contra a sociedade mercantil, a alienação e a intolerância é a emancipação humana” (2008. p. 12). Neste processo, a educação poderia ser um instrumento essencial para a mudança, mas é apropriada pelo capital e usada para a manutenção da sociedade de classes. Todavia, essa apropriação não impede que os trabalhadores também possam se apropriar da educação como um dos instrumentos fundamentais para a emancipação.
Número de Páginas
248
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2022
Área
Metodologia de Pesquisa
Bibliografia
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I. TRAJETÓRIA E OBRAS DE MANACORDA E MÉSZÁROS
1.1 Mario Alighiero Manacorda (1914 – 2013): uma breve biobibliografia
1.2 Manacorda e os educadores brasileiros
1.3 István Mészáros (1930 – 2017): uma breve biobibliografia
1.4 Mészáros e os educadores brasileiros
CAPÍTULO II. CONCEITOS MARXISTAS EM MANACORDA E MÉSZÁROS
2.1 Trabalho e Alienação em Manacorda e Mészáros
2.2 Aulas Sociais e revolução em Manacorda e Mészáros
CAPÍTULO III. EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM MANACORDA E MÉSZÁROS
3.1 Estado e Educação
3.2 Educação Escolar em Manacorda
3.3 Educação Escolar em Mészáros
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS
CRONOLOGIA DE MARIO ALIGHIERO MANACORDA
CRONOLOGIA DE ISTVÁN MÉSZÁROS