Sinopse
Falar da Formação de professores em tempos de incerteza: imaginários, narrativas e processos autoformadores só poderia ser a muitas vozes: ressonâncias que vêm de professores da área das Ciências da Saúde, das Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Ciências Humanas. Por entre as páginas, percorremos trajetos como caminhos que dirigiram uma construção histórica, rica de narrativas, que vêm carregados por um imaginário que mescla professores, poderes e saberes. Os temas em debate perpassam as preocupações que os professores têm em relação à formação nos espaços educacionais.
Número de Páginas
290
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2017
Área
Educação
Capítulo 1: (Re)Simbolização da docência: entre imaginários e saberes na defesa do protagonismo dos professores; Capítulo 2: A formação docente para além da escola: um olhar para as entrelinhas; Capítulo 3: Formação docente: um assunto relevante para a educação profissional e tecnológica; Capítulo 4: Formação docente para o ensino superior e as estratégias de ensino-aprendizagem de professores licenciados e bacharéis; Capítulo 5: As interfaces da docência: olhares, movimentos, horizontes na/com a formação de professores; Capítulo 6: Docência e a crise de identidade: reflexões necessárias; Capítulo 7: Os paradigmas de formação de professores – uma análise junto aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM; Capítulo 8: Trajetos formativos: imaginários de professores ricos de saberes; Capítulo 9: Os processos formativos de professores e a urgente profissionalização docente; Capítulo 10: Formação continuada: motivações e desafios para o trabalho docente; Capítulo 11: Educação na era digital e a atuação docente: discutindo desafios e possibilidades nos processos de formação de professores; Capítulo 12: Saberes docentes: (re)significando a docência na contemporaneidade; Capítulo 13: Aproximações entre imaginário e formação de professores; Capítulo 14: A formação e transformação docente.