Esta obra tem como objetivo trazer uma reflexão acerca da importância da literatura na formação dos leitores considerando o ambiente escolar. Ao longo dos capítulos é discutido a presença da literatura na vida escolar e no processo de aprendizagem e le...
Sinopse
Esta obra tem como objetivo trazer uma reflexão acerca da importância da literatura na formação dos leitores considerando o ambiente escolar. Ao longo dos capítulos é discutido a presença da literatura na vida escolar e no processo de aprendizagem e letramento e também os desafios encontrados por educadores e pesquisadores que se debruçam sobre o tema. Sem esquecer do papel do livro, objeto essencial para mediação do conhecimento.
Número de Páginas
304
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
2. Das leituras ingénuas às leituras esclarecidas - caminhos da mediação da leitura
3. Contribuições da análise do comportamento para a formação de leitores no Ensino Fundamental I
4. Literatura e leitura no contexto escolar: facetas de duas professoras alfabetizadoras
5. A leitura na prática pedagógica de professoras alfabetizadoras de Corumbá-MS: algumas considerações
6. Representações do campo e de seus sujeitos em textos literários veiculados em livros didáticos do PNLD Campo
7. O livro didático de língua portuguesa como instância de escolarização da literatura: a desautomatização do olhar em uma cor, duas cores, todas elas
8. Ler, contar e encantar: um projeto de leitura no Ensino Fundamental I
9. Como ler contos ilustrados com as crianças? Algumas noções teóricas para uma mediação leitora consciente e crítica
10. Da literatura à pintura: uma prática interventiva na formação do leitor-literário do Ensino Fundamental I
11. A leitura literária como direito no Ensino Fundamental I: reflexões teóricas e práticas
12. Quem soltou o pum? – relato de experiência de leitura
13. Mediação de leitura em tempos de pandemia: a utilização do rádio como ferramenta na formação de leitores nos anos iniciais
14. A literatura para a infância na escola: os contornos que não podem ser esquecidos
Sobre os autores
Sónia Teresa Simões da Costa
Vilson Pruzak dos Santos
Ana Paula da Silva Rodrigues
Andréia de Oliveira Alencar Iguma
Andreina de Melo Louveira Arteman
Beatriz dos Santos Feres
Camyla Rodrigues Benevides do Nascimento
Caroline Prestes Gusmão
Fabiano Tadeu Grazioli
Gabrielly de Almeida Ribeiro
Gilmei Francisco Fleck
Joaes Cabral de Lima
José Francisco De Sousa
Leonardo Montes Lopes
Luciana Pereira Azevedo
Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Marcio da Silva Oliveira
Maria Inez Domingues Galeano
Maria José Gamboa
Matilde Costa Fernandes de Souza
Rebeca Cacho Barcelos
Renata Junqueira de Souza
Rita Cristina Gonçalves Mendes Bispo