A obra Educação na contemporaneidade: teorias e práticas pedagógicas trata de uma série de temas relacionados à educação, com o intuito de construir propostas focadas numa ação-reflexão contextualizada na prática educativa, abordando, para isso, muitos...
Sinopse
A obra Educação na contemporaneidade: teorias e práticas pedagógicas trata de uma série de temas relacionados à educação, com o intuito de construir propostas focadas numa ação-reflexão contextualizada na prática educativa, abordando, para isso, muitos dos problemas e desafios que permeiam essa prática. Constituído por 22 capítulos, o livro, por meio de múltiplos olhares, apresenta diversas reflexões sobre a educação no contexto da contemporaneidade, tratando das dimensões que envolvem o campo educacional, tais como didáticas pedagógicas, cidadania, direito, gestão educacional e do conhecimento, entre outras.
Número de Páginas
356
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
TRABALHAR E ESTUDAR: EM BUSCA DO SUJEITO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM LEVANTAMENTO NO BANCO DE TESES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES
O QUE PENSAM OS ADOLESCENTES DE SEUS PROFESSORES?
EDUCAÇÃO DIGITAL E CYBERBULLYING
A ATUAÇÃO DO TUTOR PRESENCIAL NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO E TDICS: OS DESAFIOS COGNITIVOS DE ENSINAR E APRENDER
COMO A AFROCENTRICIDADE PODE CONTRIBUIR COM A MEMÓRIA DO NEGRO EM PROCESSOS EDUCATIVOS?
TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE RELIGIOSA NA ESCOLA: ALGUMAS PRÁTICAS E DIDÁTICAS
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROFICIÊNCIA E A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA MODALIDADE ORAL AINDA EM CONSTRUÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DO ALUNO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
BREVES RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA ÁREA DE GESTÃO EDUCACIONAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE ITAPEVI
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: RECONSTRUINDO O PAPEL DA SUPERVISÃO ESCOLAR NA MODERNIDADE PÓS-PANDEMIA
FONOAUDIOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA PREVENÇÃO DE ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS EM CRIANÇAS QUE APRESENTAM HÁBITOS DELETÉRIOS
SALA DE AULA: ESPAÇO DE DESCOBERTAS
O FEMINISMO NEGRO
A CONSTRUÇÃO DO SELF DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NAS CRECHES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO CONTEXTO ESCOLAR: PRÁTICAS E POSSIBILIDADES
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA E O INCENTIVO À PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO: O VISIBLE THINKING (PENSAMENTO VISÍVEL), OS PCNS E DCNS
A CONTRIBUIÇÃO DA COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA NA EDUCAÇÃO PELA CIDADANIA NO MUNICÍPIO DE ITAPEVI
A DESCONSTRUÇÃO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR: CAUSAS E EFEITOS NA EDUCAÇÃO NO MODERNO MUNDO LÍQUIDO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA ESCOLA DE ENSINO HÍBRIDO EM SÃO PAULO: O PROPOSTO E O REALIZADO
SOBRE OS AUTORES
Ângela de Carvalho Bernardes
Antônio Joaquim Severino
Carlos Augusto França Ferreira
Célia Regina de Lara
Daniela Conrado Chagas Munhoz
Dayne de Souza Albuquerque
Édina dos Santos Rosa
Edlaine Fernanda Aragon de Souza
Elaine Terezinha Dal Mas Dias
Elizabete Enz Hubert
Elizângela Ricardo de Souza Costa
Evandro Ribeiro Barbosa
Fernanda Caline Casemiro Silveira
Flozina Lopes
Gabriela de Campos Vaz Domingues
Isabel Cristina Santos de Paula
Juliana Neri Munhoz
Lilian Soares Magalhães Rodrigues
Lucas Gabriel Correia Silva
Melquisedec Chaves do Nascimento
Marcelo Almagro dos Santos
Márcia Regina da Silva Pereira
Maria Sueli Bigarelli de Jesus
Mirian Andrade de Oliveira Novaes
Moacir Silva de Castro
Nadia Rockenbach
Patricia Aparecida Bioto
Priscila Karla Santana Tomita
Raquel da Silva Santos
Roselaine da Silva
Rosemary Gonçalves de Oliveira
Vagner Roberto Pereira
Valéria Jabur Maluf Mavuchian Lourenço