Dificuldades da aprendizagem ou da escola? é uma análise que considera alunos que apresentam baixo rendimento escolar, de acordo com a visão e percepção dos profissionais da educação. A autora deseja com essa obra entender os motivos do baixo rendiment...
Sinopse
Dificuldades da aprendizagem ou da escola? é uma análise que considera alunos que apresentam baixo rendimento escolar, de acordo com a visão e percepção dos profissionais da educação. A autora deseja com essa obra entender os motivos do baixo rendimento desses alunos e porque acabam sendo excluídos no processo de aprendizagem. Toda a análise apresentada tem base em pesquisas realizadas pelos próprios professores em sala de aula e também considera a importância de ampliar a compreensão do que são as dificuldades de aprendizagem, reconsiderando a ideia de que o baixo rendimento escolar é culpa exclusiva do ao aluno e/ou de sua família.
Número de Páginas
100
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
INTRODUÇÃO
Delimitação do problema
CAPÍTULO 1
APRENDIZAGEM E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Diferentes teorias de aprendizagem
Distúrbios de aprendizagem ou fracasso produzido pela escola
As perspectivas teóricas tradicionais sobre as dificuldades de aprendizagem
A questão terminológica
As causas dos distúrbios de aprendizagem
Os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares
Dificuldades, distúrbios, transtornos de aprendizagem: perspectiva crítica
CAPÍTULO 2
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PELA ÓPTICA DOS PROFESSORES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO 1 - MODELO
ANEXO 2