A educação em valores morais (ou em valores éticos) pode ser definida como as práticas voltadas a constituir indivíduos autônomos, que se guiem por princípios universais de justiça, igualdade, dignidade, entre outros. Essa educação é proposta pela legi...
Sinopse
A educação em valores morais (ou em valores éticos) pode ser definida como as práticas voltadas a constituir indivíduos autônomos, que se guiem por princípios universais de justiça, igualdade, dignidade, entre outros. Essa educação é proposta pela legislação brasileira, em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), em que consta que “a formação ética, a autonomia intelectual, o pensamento crítico que construa sujeitos de direitos deve se iniciar desde o ingresso do estudante no mundo escolar” (p. 39). Embora a educação em valores morais seja preconizada pela legislação brasileira e por diversos estudiosos das áreas da Psicologia, da Filosofia e da Educação, as pesquisas mostram que há poucos projetos com esse foco no contexto escolar. Assim, este livro tem o intuito de refletir sobre a importância desses projetos para o contexto escolar, em específico, e para a sociedade, de uma forma geral, bem como almeja servir de guia para a formação de educadores neste tema.
Número de Páginas
264
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
Parte 1 REFLEXÕES TEÓRICAS
Capítulo 1: Valor, moral e ética
Capítulo 2: Principais conceitos sobre o desenvolvimento humano e desenvolvimento cognitivo
Capítulo 3: Desenvolvimento moral
Capítulo 4: Educação em valores morais: conceito, objetivos e contextos
Capítulo 5: Temas para a educação em valores morais no contexto escolar
Capítulo 6: Práticas para a educação em valores morais no contexto escolar - parte 1
Capítulo 7: Práticas para a educação em valores morais no contexto escolar - parte 2
Capítulo 8: Como elaborar projetos de educação em valores morais e fontes de informação
Parte 2 OFICINAS
Capítulo 9: Análise do contexto
Capítulo 10: Objetivos e finalidades
Capítulo 11: Temas e conteúdos
Capítulo 12: Participantes, parcerias e duração
Capítulo 13: Práticas para a educação em valores morais no contexto escolar – parte 1
Capítulo 14: Práticas para a educação em valores morais no contexto escolar – parte 2
Capítulo 15: Materiais de apoio e avaliação
Capítulo 16: Cronograma e divulgação do projeto