Esta obra teve como desafio, compreender e questionar como os professores entendem, organizam e propõem as tarefas escolares nos terceiros anos do ensino fundamental, os níveis de complexidade dessas tarefas e seus reflexos na aprendizagem dos alunos. ...
Sinopse
Esta obra teve como desafio, compreender e questionar como os professores entendem, organizam e propõem as tarefas escolares nos terceiros anos do ensino fundamental, os níveis de complexidade dessas tarefas e seus reflexos na aprendizagem dos alunos. Para isso, analisamos as tarefas escolares a partir de diferentes categorias (Gimeno, 2000), bem como identificamos as exigências pedagógicas (Bloom, 1974), pois a sequência de proposta de tipos de objetivos permite identificar avanço cognitivo dos alunos. Esses pontos são centrais neste trabalho, que tem a escola como objeto de estudo e sobretudo, as sucessões de práticas realizadas por duas professoras na sala de aula.
Número de Páginas
192
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
Introdução
Capítulo 1.
Cenário político da educação básica: em destaque o terceiro ano do ensino fundamental
Da educação infantil à formação de professores: novas perspectivas formativas no estado de São Paulo na Primeira República
Entre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4.024/61 e a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino de Primeiro e Segundo Graus, 5.692/71: supressão ou continuidades do modelo anterior?
A organização das escolas nas últimas décadas e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96
O regime de ciclos e progressão continuada no ensino fundamental: novas configurações ou mudanças para o terceiro ano do ensino fundamental?
Capítulo 2.
O cenário acadêmico da sala de aula: pesquisas e conceitos sobre o terceiro ano
A sala de aula como lócus privilegiado para a pesquisa sobre prática docente
As tarefas como indicadoras da qualidade do ensino por meio da mediação da aprendizagem incluindo a estrutura de tarefas como matriz de socialização
Dimensão das tarefas acadêmicas: destaque para a dimensão do papel do aluno
A taxionomia de Bloom: aspectos gerais de uma base teórica como parte método para a pesquisa educacional
Os objetivos educacionais e os impactos no domínio cognitivo dos alunos: uma compreensão possível a partir de um sistemade classificação e hierarquização das atividades escolares
A taxionomia: um sistema de classificação na pesquisa educacional
Capítulo 3.
O cenário da pesquisa: os procedimentos da pesquisa, o município, as escolas, os professores, os alunos e a realização do estudo
Procedimentos de coleta e de análise das informações
O município
A realização da pesquisa nas escolas: algumas considerações para organização dos dados
A busca, a seleção e a escolha das escolas pesquisadas
As escolas do município
Os cinco níveis de análise das escolas: a instituição, a organização e a estrutura, a estrutura social, o grupo e indivíduo e o currículo
A organização e a estrutura das escolas
O nível grupal e o individual
Os alunos da escola Vista da Serra
Os alunos da escola Jardim das Flores
As professoras das escolas Vista da Serra e Jardim das Flores
O nível curricular
Os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas Vista da Serra e Jardim das Flores
Capítulo 4.
No âmago da sala de aula: as cenas e as tarefas
Considerações finais
Posfácio
Referências
Apêndice