Castelos de areia da sala de aula

Castelos de areia da sala de aula

ISBN: 9786558402930 AUTOR: Alexandre José Cruz

Esta obra teve como desafio, compreender e questionar como os professores entendem, organizam e propõem as tarefas escolares nos terceiros anos do ensino fundamental, os níveis de complexidade dessas tarefas e seus reflexos na aprendizagem dos alunos. ...

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Sinopse

Esta obra teve como desafio, compreender e questionar como os professores entendem, organizam e propõem as tarefas escolares nos terceiros anos do ensino fundamental, os níveis de complexidade dessas tarefas e seus reflexos na aprendizagem dos alunos. Para isso, analisamos as tarefas escolares a partir de diferentes categorias (Gimeno, 2000), bem como identificamos as exigências pedagógicas (Bloom, 1974), pois a sequência de proposta de tipos de objetivos permite identificar avanço cognitivo dos alunos. Esses pontos são centrais neste trabalho, que tem a escola como objeto de estudo e sobretudo, as sucessões de práticas realizadas por duas professoras na sala de aula.


Número de Páginas

192


Formato

14x21


Ano de Publicação

2021


Área

Educação


Prefácio

Introdução

Capítulo 1.

Cenário político da educação básica: em destaque o terceiro ano do ensino fundamental

Da educação infantil à formação de professores: novas perspectivas formativas no estado de São Paulo na Primeira República

Entre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4.024/61 e a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino de Primeiro e Segundo Graus, 5.692/71: supressão ou continuidades do modelo anterior?

A organização das escolas nas últimas décadas e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96

O regime de ciclos e progressão continuada no ensino fundamental: novas configurações ou mudanças para o terceiro ano do ensino fundamental?

Capítulo 2.

O cenário acadêmico da sala de aula: pesquisas e conceitos sobre o terceiro ano

A sala de aula como lócus privilegiado para a pesquisa sobre prática docente

As tarefas como indicadoras da qualidade do ensino por meio da mediação da aprendizagem incluindo a estrutura de tarefas como matriz de socialização

Dimensão das tarefas acadêmicas: destaque para a dimensão do papel do aluno

A taxionomia de Bloom: aspectos gerais de uma base teórica como parte método para a pesquisa educacional

Os objetivos educacionais e os impactos no domínio cognitivo dos alunos: uma compreensão possível a partir de um sistemade classificação e hierarquização das atividades escolares

A taxionomia: um sistema de classificação na pesquisa educacional

Capítulo 3.

O cenário da pesquisa: os procedimentos da pesquisa, o município, as escolas, os professores, os alunos e a realização do estudo

Procedimentos de coleta e de análise das informações

O município

A realização da pesquisa nas escolas: algumas considerações para organização dos dados

A busca, a seleção e a escolha das escolas pesquisadas

As escolas do município

Os cinco níveis de análise das escolas: a instituição, a organização e a estrutura, a estrutura social, o grupo e indivíduo e o currículo

A organização e a estrutura das escolas

O nível grupal e o individual

Os alunos da escola Vista da Serra

Os alunos da escola Jardim das Flores

As professoras das escolas Vista da Serra e Jardim das Flores

O nível curricular

Os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas Vista da Serra e Jardim das Flores

Capítulo 4.

No âmago da sala de aula: as cenas e as tarefas

Considerações finais

Posfácio

Referências

Apêndice 

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