Em 2022, no Programa de
Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Póslit/UnB), o professor Sidney Barbosa ministrou a disciplina Teoria da Narrativa a estudantes que se interessam pela arte da palavra e seus procedimentos. O engajame...
Sinopse
Em 2022, no Programa de
Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Póslit/UnB), o professor Sidney Barbosa ministrou a disciplina Teoria da Narrativa a estudantes que se interessam pela arte da palavra e seus procedimentos. O engajamento dos alunos (mestrandos e doutorandos) resultou em uma série de apresentações sobre romances distintos, o que tornou possível a criação deste material. A estrutura dos textos deste livro segue um estilo diferente do comumente encontrado em trabalhos de teoria literária. A intenção é que o leitor se sinta em uma sala de aula, participando de uma conversa por vezes informal, porém informativa, sobre os vários caminhos que a narrativa pode traçar. Este é um livro de ensaios, escrito por pesquisadores das mais diferentes literaturas. Aqui, serão encontradas produções que irão do amor à es tética literária ao grotesco como elemento estético. A pluralidade da sala de aula proporcionou reflexões inéditas ao s alunos da UnB, e agora é o momento de compartilhá-las.
Número de Páginas
236
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Literatura Nacional
I – A NARRATIVA E SUAS INCONGRUÊNCIAS
1. MISTÉRIOS DO CORPO NA PERSPECTIVA DE UM NARRADOR MÓRBIDO
2. SOBRE PERDAS E DANOS: TRÊS ARCOS NARRATIVOS DE FRACASSO
3. A ODISSEIA DESVAIRADA DE FRANZ BIBERKOPF
4. CALAMIDADES E GLÓRIAS DE UM PÍCARO, OU AS LIGAÇÕES PERIGOSAS ENTRE LÁZARO E ABELARDO
II – O CHOQUE COMO ARTE, O ESTÉTICO COMO EFEITO
5. A SANTA LEVANTOU A SAIA E MOSTROU A PERIQUITA
6. QUANTO PODE DURAR 24 HORAS?
7. O GÓTICO, O PÓS-MODERNO E O BILDUNGSROMAN
III – DO PROJETO AO CONCRETO NARRATIVO: O AMOR À LITERATURA
8. DA SINGELEZA E DA ELEGÂNCIA PARA A OBRA TINGIR DE COR
9. DO INACABADO AO INFINITO
10. A NARRATIVA FOTOGRÁFICA DA AUTOFICÇÃO
11. ENTRE PORTAS, JANELAS E MÚSICA, AS FACES CONFLITANTES DO AMOR
12. NUANCES PICTÓRICAS NO IMAGINÁRIO DAS EMOÇÕES
SOBRE OS AUTORES