As práticas educativas desenvolvidas no CAS maranhão: construindo história e socializando experiências, tem como objetivo registrar e divulgar através de seus capítulos a vivência e as práticas educativas desenvolvidas nos cursos voltados para pessoas ...
Sinopse
As práticas educativas desenvolvidas no CAS maranhão: construindo história e socializando experiências, tem como objetivo registrar e divulgar através de seus capítulos a vivência e as práticas educativas desenvolvidas nos cursos voltados para pessoas surdas no CAS Maranhão.
Sem dúvida essa obra busca também firmar iniciativas e contribuir positivamente para com os movimentos surdos e a educação inclusiva e bilíngue no processo de aprendizagem não só no Maranhão, mas em todo o país.
Número de Páginas
364
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
Prefácio
Primeira Parte. O Surgimento do CAS em Meio aos Movimentos de Inclusão Educacional
Centro de Apoio aos Surdos (CAS): Uma experiência em São Luís/MA – Primeira Gestão (2002-2005)
O Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez-CAS: Construindo História
Segunda Parte. As Práticas Educativas Desenvolvida no CAS: Socializando Experiências
Relato de Experiência do Apoio Psicológico ao Surdo com Quadro de Depressão Realizado no CAS Maranhão
Desenvolvendo Talentos no Núcleo de Arte e Cultura do CAS Maranhão
Projeto O Olhar Surdo Através da Expressão Fotográfica
Projeto Libras na Mão: Difundindo a Libras nos Espaços Públicos Ludovicenses
As contribuições do Núcleo de Supervisão e Formação Continuada (NSFC) do Centro de Ensino de Apoio a Pessoa com Surdez – CAS/MA (2003-2019)
Formação de Professores Surdos para o Ensino de Libras: Uma ação do Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez em São Luís – Maranhão
Projeto ComuniCAS em Libras Maranhão
A Formação Continuada de Professores Intérpretes de Libras do Maranhão e sua Influência sobre a Prática Educacional
O Curso de Português como Segunda Língua para Surd@: A Experiência do Cas Maranhão
O Núcleo de Inclusão no Trabalho do CAS Maranhão: Um Breve Registro
Leitura e Escrita Articulada com os Gêneros Textuais na Perspectiva do Letramento nas Salas do AEE/CAS
O CAS Maranhão em Meio às Demandas Formativas da Educação de Surdos
Sobre os Autores
Andrea Rejane Melo Brito
Angela Gardênia Pereira
Célia de Jesus Almeida L. Silva
Carolina Loos da Cruz
Cláudio Jorge Guimarães de Oliveira
Danielson Souza da Silva
Edeilce Aparecida Santos Buzar
Gracy Mary Conceição Monteiro
Hileia Santos Fontenelle
Irene Santos Cabral
Ione Costa
José Gomes de Oliveira Júnior
José Peixoto Farias Júnior
Kélcia Alexandra Taylor de Carvalho
Léa Cristina Ferreira Santos
Markely de Santana Frazão
Michelle Kellen Ramos Brito Jardim
Nilde Conceição Pinheiro
Ranilda Santos Rocha
Rosane da Silva Ferreira
Roselane Laíza Lima Martins
Rubens Ramos de Almeida
Salma Fernandes da Silva Lima
Tânia Lúcia Paz Maciel
Vanessa Lúcio Nascimento Coelho
Vanessa Pereira Amorim
Vilenir Rosale Leite de Sá
Walmira Portela Coelho