Em “Possibilidades de inclusão: desconstruindo as barreiras do “daltonismo”” encontraremos investigações e distintos olhares sobre o “daltonismo”, pelo ponto de vista de pesquisadores do Brasil, México e Portugal, que compartilham suas pesquisas desenv...
Sinopse
Em “Possibilidades de inclusão: desconstruindo as barreiras do “daltonismo”” encontraremos investigações e distintos olhares sobre o “daltonismo”, pelo ponto de vista de pesquisadores do Brasil, México e Portugal, que compartilham suas pesquisas desenvolvidas nos contextos sociais e escolares desses países. Os capítulos que a compõe têm o intuito de contribuir para o melhor entendimento acerca do tema, oportunizando um esclarecimento em relação a essa disfunção visual, assim como, promover uma ação e possível continuidade para pesquisas desse cunho, repletas de novas descobertas. Esta publicação é destinada a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e interessados em entender o “daltonismo” e em perceber as possibilidades de inclusão pensadas em outros países para serem adaptadas ao nosso contexto.
Número de Páginas
160
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2020
Área
Educação Inclusiva
1. Daltonismo: sobre o olhar da optometria
2. Primeiros pensares sobre educação especial
3. Daltonismo e escola: reflexões a partir da racionalidade inclusiva
4. O lugar do daltonismo nas políticas públicas de inclusão educacional
5. O daltonismo em uma abordagem sociocientífica: introdução do conceito de luz em uma sequência didática
6. Reflexões sobre as práticas de letramentos: conflitos sobre a disfunção visual “daltonismo”
7. Aventuras compartilhadas: memórias vividas de saber-se daltônico
8. Coloradd: o alfabeto das cores
9. Inteligência ambiental no diagnóstico do daltonismo pelo enfermeiro
Posfácio"
Ana Maria Osório Araya
Bárbara Neiva Santos
Bruna Mestre Santana
Francis Huszar Schneid
Helena Venites Sardagna
Jaison Marques Luiz
Jalusa Oliveira da Silveira
Maurício Aires Vieira
Veronice Camargo da Silva