O objetivo desta coleção é pensar a História do ensino fundamental no Brasil, em suas diferentes propostas curriculares ao longo dos anos e das mudanças legais. Neste volume, o foco são as concepções de ensino em que se basearam o ensino no Brasil repu...
Sinopse
O objetivo desta coleção é pensar a História do ensino fundamental no Brasil, em suas diferentes propostas curriculares ao longo dos anos e das mudanças legais. Neste volume, o foco são as concepções de ensino em que se basearam o ensino no Brasil republicano e as leis orgânicas do ensino nos anos 1930 e 1940. Desta forma também é analisado, em que medida essas concepções estiveram presentes na Lei n. 4024/61 ou na Lei n. 5692/71; de que maneira essas legislações foram estabelecendo a formatação do ensino fundamental em nosso país; quais alterações e concepções curriculares foram discutidas e colocadas em práticas? Quais experiências foram feitas em sala de aula.
Número de Páginas
316
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
História
1. Concepções do ensino de história no Brasil Republicano: as “invasões holandesas” nos livros didáticos
2. Da educação colonial ao Escolanovismo: semelhanças e diferenças
3. A feminização da educação: visões do trabalho de professoras na primeira república
4. O estatuto da educação primária como condição para o progresso do Piauí entre os anos 1920 e 1940
5. A língua inglesa nas reformas Francisco Campos e Capanema
6. Infância e corpo infantil: algumas reflexões sobre a história da cultura corporal no ensino fundamental brasileiro
7. A influência política no processo de institucionalização das escolas públicas no distrito rural de Itaiacoca, município de Ponta Grossa/PR, no período de 1950
8. Dos programas aos currículos, da 4.024/61 a 5.691/71: mudança legal ou mudança de habitus?
9. A reforma de ensino de 1º e 2º graus (1971) e a “doutrina do núcleo comum”: estudos sociais em questão
10. Educação Física no Brasil: planos e intenções para 1970
11. O jogar e o brincar na história do ensino fundamental: percepções a respeito do papel da educação física nos contextos escolares
12. Estado, democracia e políticas sociais: reflexões sobre o processo de democratização do ensino brasileiro
13. O ensino no Brasil Republicano e os preceitos liberais
14. Entre a teoria e a prática: a “consciência histórica” de alunos de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul
Sobre os autores
Elaine Pereira Rocha
Gabriel de Abreu Gonçalves de Paiva
João Paulo de Souza Silva
Jonas Rafael Dos Santos
José Cristiano Paes Leme Da Silva
Rodrigo Belfort Gomes
Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues
Thiago Rodrigues Nascimento
Vera Lucia Martiniak
José Milton de Lima
Joseanne Zingleara Soares Marinho
Loraine Lopes de Oliveira
Lucia Mara de Lima Padilha
Nair Correia Salgado De Azevedo
Nilvan Laurindo Sousa
Regina de Carvalho Ribeiro da Costa