Panorama da Instrução Primária no Brasil

Panorama da Instrução Primária no Brasil

ISBN: 9788546206773 AUTOR: Simone Silveira Amorim

Apresentado por Justino Magalhães (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), Panorama da Instrução Primária no Brasil objetiva reunir textos produzidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação no Brasil que discorrem sobre diferentes aspectos r...

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Sinopse

Apresentado por Justino Magalhães (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), Panorama da Instrução Primária no Brasil objetiva reunir textos produzidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação no Brasil que discorrem sobre diferentes aspectos relacionados com o ensino de primeiras letras, instrução primária, professores primários, educação doméstica, castigos escolares, arquitetura da escola primária, educação agrícola e profissional, formação do marinheiro, educação pré-escolar, escola de ensino fundamental, instrução primária de adultos, dentre outros, evidenciando aspectos significativos sobre esses temas, fazendo-nos refletir e nos instigando a pesquisar ainda mais sobre eles.


Número de Páginas

380


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Educação


Capítulo 1: Gênero e experiências docentes em aulas de primeiras letras na primeira metade do século XIX em São Paulo; Capítulo 2: Discutindo o processo de colonização na Terra Brasilis (1500-1700): a educação destinada às crianças; Capítulo 3: Os professores primários da província de Sergipe mediados pelas correspondências (1835); Capítulo 4: “O mestre ensina sempre; os discípulos aprendem sempre”. O ensino nas escolas primárias da província do Paraná pelo fazer docente; Capítulo 5: As reformas da instrução pública e o ensino de primeiras letras no Piauí: 1845-1910; Capítulo 6: Castigos escolares em Sergipe na passagem do século XIX para o século XX: prescrições em foco; Capítulo 7: Instrução pública primária na província do Pará na segunda metade do século XIX; Capítulo 8: Entre barões, condes e viscondes: a educação doméstica na província fluminense; Capítulo 9: “Uma província na idade agrícola das nações”: as raízes da educação agrícola e profissional na Parahyba do Norte oitocentista; Capítulo 10: Das casas de “taipa” às escolas de alvenaria: instalações e arquitetura da escola primária tipicamente rural no estado de Sergipe (1947-1951); Capítulo 11: A formação do marinheiro e a educação na escola primária em Sergipe (século XIX); Capítulo 12: Registros da educação pré-escolar na cidade de Tobias Barreto: o kindengarden tobiense; Capítulo 13: Educação integral como proposta do Programa Mais Educação em escola de ensino fundamental no campo; Capítulo 14: Instrução primári