Propostas didático-pedagógicas de língua portuguesa e literatura

Propostas didático-pedagógicas de língua portuguesa e literatura

Múltiplos olhares

ISBN: 9786558409304 AUTOR: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Margarida da Silveira Corsi, Eliana Alves Greco (Orgs.)

Propostas didático-pedagógicas de Língua Portuguesa e Literatura: Múltiplos olhares, organizado por Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Margarida da Silveira Corsi e Eli...

QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Propostas didático-pedagógicas de Língua Portuguesa e Literatura: Múltiplos olhares, organizado por Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Margarida da Silveira Corsi e Eliana Alves Greco, traz em seu conteúdo, análises de propostas didático-pedagógicas. A obra é dividida em duas partes, a primeira com nove capítulos, abordagem da literatura e sua relação com o ensino. A segunda, com quinze capítulos, traz a leitura e a produção de texto. Reunindo trabalhos de diversos docentes e alunos do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), ela busca ressignificar o ensino aprendizagem de literatura e língua portuguesa, com um novo olhar e novas propostas didáticas.



Número de Páginas

384


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2022


Área

Educação


PREFÁCIO

PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NAS ESCOLAS: MÚLTIPLOS OLHARES

APRESENTAÇÃO

PARTE I

ENSINO DE LITERATURA

CAPÍTULO 1

RESSIGNIFICAR O CLÁSSICO NA CONTEMPORANEIDADE: “A CIGARRA E AS FORMIGAS” (EM CORDEL): UMA PROPOSTA DE LEITURA

CAPÍTULO 2

DO CLÁSSICO AO CORDEL: TRANSMUTAÇÕES DE O PEQUENO PRÍNCIPE NA OBRA DE ROUXINOL DO RINARÉ

CAPÍTULO 3

QUANDO O HAICAI DIALOGA COM VAN GOGH: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA LEITURA SUBJETIVA PARA O ENSINO DE POESIA

CAPÍTULO 4

VIDAS SECAS: UMA PROPOSTA DE LEITURA E DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CAPÍTULO 5

LEITURA DE TIRINHAS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

CAPÍTULO 6

RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO PELA LITERATURA HÍBRIDA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA: VIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE

CAPÍTULO 7

MEU TIO JULES: UMA PROPOSTA DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, VOLTADA PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAPÍTULO 8

AS NOSSAS HISTÓRIAS CONTADAS NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPETÊNCIA ORAL ATRAVÉS DOS CONTOS AFRO-BRASILEIROS

CAPÍTULO 9

DRAMATURGIA, TEATRO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PARTE II

ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

CAPÍTULO 1

O TEATRO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ENTONACIONAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO EM UM 5º ANO

CAPÍTULO 2

LEITURA SILENCIOSA, LEITURA ORALIZADA: AGUÇANDO OS SENTIDOS VISUAL E AUDITIVO PARA PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS

CAPÍTULO 3

O PROFESSOR E SEU PAPEL DE MEDIADOR NA COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

CAPÍTULO 4

UMA PRÁTICA DE LEITURA VIA GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO FUNDAMENTAL II

CAPÍTULO 5

PROPOSTA DE LEITURA DISCURSIVA PARA 9º ANO A PARTIR DA CRÔNICA “NAMORO E FUTEBOL”, DE MOACYR SCLIAR

CAPÍTULO 6

PROPOSTA DE LEITURA DISCURSIVA COM O GÊNERO PROPAGANDA

CAPÍTULO 7

NAS TEIAS DA LEITURA DO ARTIGO DE OPINIÃO “CELEBRIDADES DESCELEBRADAS”: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS SENTIDOS NO/PELO TEXTO

CAPÍTULO 8

PROPOSTA DE LEITURA DE CONTOS DE FADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE SUBMISSÃO DA MULHER

CAPÍTULO 9

ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA NO “COMBATE” À VULNERABILIDADE SOCIAL: UM OLHAR À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO CONTO “PARA QUE NINGUÉM A QUISESSE”, DE MARINA COLASANTI

CAPÍTULO 10

PROPOSTA DE LEITURA DIALÓGICA DO GÊNERO DISCURSIVO MEME COM VISTAS À PRODUÇÃO DA CONTRAPALAVRA

CAPÍTULO 11

O BULLYING NA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE CONTRAPALAVRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

CAPÍTULO 12

A CONSTRUÇÃO DO HUMOR EM SALA DE AULA: DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL

CAPÍTULO 13

A BNCC NA PRÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

CAPÍTULO 14

A FASE DO PLANEJAMENTO DO ARTIGO DE OPINIÃO POR MEIO DOS CAMPOS DISCURSIVOS E DOS MAPAS CONCEITUAIS

CAPÍTULO 15

OS “GÊNEROS DO DISCURSO” NAS PRÁTICAS DE “PRODUÇÃO DE TEXTO” EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

SOBRE OS AUTORES

Alice Cristiane Souza Ferreira da Silva; Andréia da Cunha Malheiros Santana; Angelita Fernandes da Silva; Annie Rose dos Santos; Aparecida de Fátima Peres; Carmen Rodrigues de Lima; Celiane Pereira da Silva; Claudia Valéria Doná Hila; Danieli Santos Beretello; Érika Kelmer Mathias; Fernanda Sacomori Cândido Pedro; Flávia Zanutto; Gilmei Francisco Fleck; Gustavo Henrique Rodrigues da Silva; Lilian Cristina Buzato Ritter; Luana Andrade Dalmolin Dourado; Luana Oliveira Rodrigues; Luciane Braz Perez Mincoff; Luciene Souza Santos; Marcos de Oliveira; Maria Djanira de Sousa; Maria Elena da Silva; Marilúcia dos Santos Domingos Striker; Marina Leopoldina G. de Paiva da Mota Pereira; Michelly Luteski; Miriam Fila Miglioli Teixeira; Nilza Pereira Crepaldi; Regiane Cavalcanti Caldeira Rocha; Rodrigo Acosta Pereira; Rosiane Xypas; Silvia Adriana Trolez Gonçalves; Solange Diva Valentini; Sônia Pascolati; Suzyanne Dantas dos Santos; Thais Cristina Moraes Sacchi; Vilson Pruzak dos Santos; Wagner Belinato; Wemerson Damásio

Relacionados

As principais metodologias de ensino de língua inglesa no Brasil

As principais metodologias de ensino de língua inglesa no Brasil

R$ 31,92
Comprar
Escrita criativa e ensino II

Escrita criativa e ensino II

R$ 25,12
Comprar
Tecnologias e o ensino de línguas

Tecnologias e o ensino de línguas

R$ 60,40
Comprar
Escrita criativa e ensino a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e seus impactos na educação literária

Escrita criativa e ensino a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e seus impactos na educação literária

R$ 31,43
Comprar