Propostas didático-pedagógicas de Língua Portuguesa e Literatura: Múltiplos olhares, organizado por Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Margarida da Silveira Corsi e Eli...
Sinopse
Propostas didático-pedagógicas de Língua Portuguesa e Literatura: Múltiplos olhares, organizado por Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Margarida da Silveira Corsi e Eliana Alves Greco, traz em seu conteúdo, análises de propostas didático-pedagógicas. A obra é dividida em duas partes, a primeira com nove capítulos, abordagem da literatura e sua relação com o ensino. A segunda, com quinze capítulos, traz a leitura e a produção de texto. Reunindo trabalhos de diversos docentes e alunos do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), ela busca ressignificar o ensino aprendizagem de literatura e língua portuguesa, com um novo olhar e novas propostas didáticas.
Número de Páginas
384
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NAS ESCOLAS: MÚLTIPLOS OLHARES
APRESENTAÇÃO
PARTE I
ENSINO DE LITERATURA
CAPÍTULO 1
RESSIGNIFICAR O CLÁSSICO NA CONTEMPORANEIDADE: “A CIGARRA E AS FORMIGAS” (EM CORDEL): UMA PROPOSTA DE LEITURA
CAPÍTULO 2
DO CLÁSSICO AO CORDEL: TRANSMUTAÇÕES DE O PEQUENO PRÍNCIPE NA OBRA DE ROUXINOL DO RINARÉ
CAPÍTULO 3
QUANDO O HAICAI DIALOGA COM VAN GOGH: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA LEITURA SUBJETIVA PARA O ENSINO DE POESIA
CAPÍTULO 4
VIDAS SECAS: UMA PROPOSTA DE LEITURA E DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
CAPÍTULO 5
LEITURA DE TIRINHAS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
CAPÍTULO 6
RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO PELA LITERATURA HÍBRIDA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA: VIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE
CAPÍTULO 7
MEU TIO JULES: UMA PROPOSTA DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, VOLTADA PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CAPÍTULO 8
AS NOSSAS HISTÓRIAS CONTADAS NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPETÊNCIA ORAL ATRAVÉS DOS CONTOS AFRO-BRASILEIROS
CAPÍTULO 9
DRAMATURGIA, TEATRO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARTE II
ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
CAPÍTULO 1
O TEATRO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ENTONACIONAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO EM UM 5º ANO
CAPÍTULO 2
LEITURA SILENCIOSA, LEITURA ORALIZADA: AGUÇANDO OS SENTIDOS VISUAL E AUDITIVO PARA PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS
CAPÍTULO 3
O PROFESSOR E SEU PAPEL DE MEDIADOR NA COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
CAPÍTULO 4
UMA PRÁTICA DE LEITURA VIA GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO FUNDAMENTAL II
CAPÍTULO 5
PROPOSTA DE LEITURA DISCURSIVA PARA 9º ANO A PARTIR DA CRÔNICA “NAMORO E FUTEBOL”, DE MOACYR SCLIAR
CAPÍTULO 6
PROPOSTA DE LEITURA DISCURSIVA COM O GÊNERO PROPAGANDA
CAPÍTULO 7
NAS TEIAS DA LEITURA DO ARTIGO DE OPINIÃO “CELEBRIDADES DESCELEBRADAS”: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS SENTIDOS NO/PELO TEXTO
CAPÍTULO 8
PROPOSTA DE LEITURA DE CONTOS DE FADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE SUBMISSÃO DA MULHER
CAPÍTULO 9
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA NO “COMBATE” À VULNERABILIDADE SOCIAL: UM OLHAR À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO CONTO “PARA QUE NINGUÉM A QUISESSE”, DE MARINA COLASANTI
CAPÍTULO 10
PROPOSTA DE LEITURA DIALÓGICA DO GÊNERO DISCURSIVO MEME COM VISTAS À PRODUÇÃO DA CONTRAPALAVRA
CAPÍTULO 11
O BULLYING NA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE CONTRAPALAVRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
CAPÍTULO 12
A CONSTRUÇÃO DO HUMOR EM SALA DE AULA: DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL
CAPÍTULO 13
A BNCC NA PRÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
CAPÍTULO 14
A FASE DO PLANEJAMENTO DO ARTIGO DE OPINIÃO POR MEIO DOS CAMPOS DISCURSIVOS E DOS MAPAS CONCEITUAIS
CAPÍTULO 15
OS “GÊNEROS DO DISCURSO” NAS PRÁTICAS DE “PRODUÇÃO DE TEXTO” EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
SOBRE OS AUTORES