Esta obra aborda como o “arriscar” e o “enfrentar abismos” parecem não fazer parte do cotidiano das escolas do ensino básico e superior, tal afirmação é feita por observar o engessamento das práticas de escrita desenvolvidas nesse locus, um contexto qu...
Sinopse
Esta obra aborda como o “arriscar” e o “enfrentar abismos” parecem não fazer parte do cotidiano das escolas do ensino básico e superior, tal afirmação é feita por observar o engessamento das práticas de escrita desenvolvidas nesse locus, um contexto que está em pauta permanente por pesquisadores da leitura e da escrita, tanto no âmbito dos estudos linguísticos como no dos estudos literários. Em vista disso, o objetivo desta obra é promover, a discussão da inserção da Escrita Criativa como componente curricular é pertinente e oportuna, pois é nesse exercício de escrita que os voos com a linguagem produzem o fictício, acionando o imaginário, como propõe Wolfgang Iser.
Número de Páginas
132
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Prefácio: Escrita literária em contextos de ensino e aprendizagem
1. Ensino de literatura e escrita criativa: aproximações preliminares
2. Escrita criativa como encantamento e liberdade
3. Do plano de voo à atividade textual: as etapas do processo da escrita
4. Relato de uma experiência pedagógica: a escrita criativa na universidade como ferramenta para amar a literatura
5. Sobre literatura e outras cartografias: dez anos de um grupo de estudos em escrita criativa na PUCRS
6. A leitura como ato criativo e criador: algumas explorações conceituais e pedagógicas
Sobre os autores
Antonio Marcos Vieira Sanseverino
Cida Simka
Diego Grando
Diógenes Buenos Aires de Carvalho
Fabio André Cardoso Coelho
Guilherme Azambuja Castro
Janine Maria Rocha da Silva
Luís Fernando Portela
Luiz Antonio de Assis Brasil
Patrícia dos Santos Silveira
Paulo Ricardo Kralik Angelini
Sérgio Simka