“Quem pode contar a nossa História somos Nós” – disse um autor indígena anônimo. Desta frase se pode entender que é necessário existir um filho chokwe e formado para falar da riqueza e beleza do conhecimento artístico e matemático do povo chokwe na aca...
Sinopse
“Quem pode contar a nossa História somos Nós” – disse um autor indígena anônimo. Desta frase se pode entender que é necessário existir um filho chokwe e formado para falar da riqueza e beleza do conhecimento artístico e matemático do povo chokwe na academia e nos discursos científicos. O leitor tem em mãos o testemunho de um kachokwe, filho do povo chokwe, contando a história do seu próprio povo.
Número de Páginas
84
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Educação
Capítulo I. Conhecimento: uma construção científica ou cultural
Capítulo II. Sistema de conhecimento chokwe
2.1 A oralidade: fonte de conhecimento cultural
2.2 Sistema comunicativo Chokwe: os sona
2.3 Outros elementos do sistema comunicativo Chokwe
2.4 Chota cha makulwana (Jango dos Mais-velhos)
2.5 Desenvolvimento social do povo Chokwe
Capítulo III. Etnomatemática: valorização de saberes culturais
Capítulo IV.O povo chokwe: tradição e cultura
4.1 Cerimónias Chokwe: transmissão de valores
4.2 A comuna do Camaxilo: influência do Nzongo
Capítulo V. Nzongo – unidade de medida de chokwe do camaxilo: suas subunidades
5.1 Thando e Ngango
5.2 Kwoko dia chimwe
5.3 Luano (pé)
5.4 Jimo dia munwe ou utohwe wa munwe
5.5 Valor histórico-cultural do Nzongo – unidade de medidas do povo Chokwe
5.6 Relação do Nzongo com o Sistema Internacional de Unidades (SI)
Capítulo VI. Caminhos novos
6.1 Caminhos novos na aldeia antiga
6.2 Nzongo e suas subunidades na sala de aula
6.3 Estar no Chota cha makulwana para aprender
Capítulo VII. Ancestralidade – modernidade: diálogo pela interdisciplinaridade
Capítulo VIII. Finalizações
Bibliografia
Sobreautor