Matemática na educação infantil: reflexões e proposições a partir da teoria histórico-cultural, narra experiências e conhecimentos adquiridos em encontros na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) e da Atividade Orientadora de Ensino da Universidade Es...
Sinopse
Matemática na educação infantil: reflexões e proposições a partir da teoria histórico-cultural, narra experiências e conhecimentos adquiridos em encontros na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) e da Atividade Orientadora de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM), considerando a os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e com a missão de discutir o ensino base na educação infantil, no que se refere a matemática, destacando possibilidades de ampliação das proposições do trabalho pedagógico com a matéria.
Número de Páginas
196
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
CAPÍTULO 1 ENSINANDO MATEMÁTICA AOS BEBÊS: ENCANTOS, DESCOBERTAS E EXPLORAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS
CAPÍTULO 2 A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
CAPÍTULO 3 PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
CAPÍTULO 4 O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CAPÍTULO 5 ENSINO DE MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: ARTICULAÇÃO ENTRE OS ESTUDOS NA OPM E NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
CAPÍTULO 6 O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM JOGOS
CAPÍTULO 7 A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM “A CASA SONOLENTA”
CAPÍTULO 8 APRENDER PARA ENSINAR, ENSINAR PARA APRENDER: CONTRIBUIÇÕES DA OPM NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SOBRE OS AUTORES