“Teoria Crítica, Neoliberalismo e Educação: análise reflexiva da realidade educacional brasileira a partir de 1990” analisa as reformas neoliberais impostas pelas corporações e pelos organismos financeiros supranacionais, como o FMI e o Banco Mundial, ...
Sinopse
“Teoria Crítica, Neoliberalismo e Educação: análise reflexiva da realidade educacional brasileira a partir de 1990” analisa as reformas neoliberais impostas pelas corporações e pelos organismos financeiros supranacionais, como o FMI e o Banco Mundial, e suas consequências para educação escolar brasileira, a partir da década de 1990. O autor reflete sobre como nas últimas décadas as propostas neoliberais têm se intensificado e se cristalizado nos espaços escolares, determinando posturas empresariais à educação, favorecendo o predomínio da razão instrumental, da adaptação e do conformismo a realidade da ordem econômica e social vigente. Esta publicação é destinada a estudantes, professores, profissionais e interessados pelo tema.
Número de Páginas
172
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Prefácio
Introdução
Capítulo 1: Considerações sobre o conceito de formação (bildung)
Capítulo 2: Bildung, halbbildung e educação: análise crítica da formação sob o enfoque da escola da Frankfurt
Capítulo 3: Análise histórica da evolução do pensamento liberal e ascensão da doutrina neoliberal
Capítulo 4: Educação, neoliberalismo e semiformação: análise da manipulação ideológica da formação a partir da reforma educacional brasileira de 1990
Considerações finais
Referências