Reputação em dois estágios

Reputação em dois estágios

Construção social de padrões e de julgamentos

ISBN: 9788546222667 AUTOR: Fábio Da Silva Gomes

O termo reputação está muito presente no cotidiano. Desde as relações pessoais até os trabalhos de estratégia e comunicação de empresas, governos, personalidades públicas. Mas afinal de contas, o que é reputação? Diante da expressiva demanda pelo conce...

R$ 45,90 R$ 41,31
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O termo reputação está muito presente no cotidiano. Desde as relações pessoais até os trabalhos de estratégia e comunicação de empresas, governos, personalidades públicas. Mas afinal de contas, o que é reputação? Diante da expressiva demanda pelo conceito, trazemos nossa abordagem que nasceu de relevante pesquisa acadêmica de doutoramento, também apresentada em outros trabalhos acadêmicos que publicamos. Inicialmente analisamos a etimologia do termo “reputação” – indicada em muitos casos como posse (reputação de alguma coisa), o termo originalmente retrata a reflexão de alguém sobre algo (reputação sobre alguma coisa). Partindo do significado do termo, alcançamos a conceituação amparados pela perspectiva teórica pragmatista norte-americana. Propomos o conceito de reputação em dois estágios edificados socialmente. No primeiro estágio, a construção social dos padrões reputacionais (quadro reputacional) – como uma categoria de coisas deve ser. No segundo estágio, a reflexão do público sobre algo específico que pertence àquela categoria – reputação sobre algo. Nossa abordagem, testada em muitas pesquisas, se apresenta como guia para planejamento de ações comunicativas potentes.


Número de Páginas

96


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2023


Área

Comunicação


1. MUNDO VIVIDO: FONTE DAS PERCEPÇÕES

Percepção: a peça central na formação dos julgamentos

Molduras das apreensões: razão e emoção

Interações sociais: confirmação ou transformação das apreensões

Comunicação enquanto essência das interações sociais

Construção social das ideias

Quatro mundos: objetivo, percebido, prometido e desejado

Uma alegoria acerca da relação do sujeito com o mundo vivido e o percebido

2. REPUTAÇÃO

Conceituação fundamentada na interpretação

Reputação em dois estágios

Construção social dos padrões para julgamentos

Alinhamento de nossa proposição ao campo teórico

3. EXEMPLOS DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REPUTAÇÃO

Reflexões acerca de algumas comunidades de comunicação

Comunidades de interação religiosa

Comunidades de interação política

Comunidades de interação, mercado e as instituições

Comunidade de consumidores

Comunidades ideológicas

Ambiência e urbanismo

Nossa proposição na prática: para os que se interessam por reputações

REFERÊNCIAS

Relacionados

Metrias da Comunicação e Informação Científicas e a Contribuição dos Pesquisadores da União Soviética e Rússia

Metrias da Comunicação e Informação Científicas e a Contribuição dos Pesquisadores da União Soviética e Rússia

R$ 48,93
Comprar
“Vem pra rua”

“Vem pra rua”

R$ 45,43
Comprar
Comunicação contemporânea

Comunicação contemporânea

R$ 38,61
Comprar
A semiotização épica do discurso

A semiotização épica do discurso

R$ 62,01
Comprar