O termo reputação está muito presente no cotidiano. Desde as relações pessoais até os trabalhos de estratégia e comunicação de empresas, governos, personalidades públicas. Mas afinal de contas, o que é reputação? Diante da expressiva demanda pelo conce...
Sinopse
O termo reputação está muito presente no cotidiano. Desde as relações pessoais até os trabalhos de estratégia e comunicação de empresas, governos, personalidades públicas. Mas afinal de contas, o que é reputação? Diante da expressiva demanda pelo conceito, trazemos nossa abordagem que nasceu de relevante pesquisa acadêmica de doutoramento, também apresentada em outros trabalhos acadêmicos que publicamos. Inicialmente analisamos a etimologia do termo “reputação” – indicada em muitos casos como posse (reputação de alguma coisa), o termo originalmente retrata a reflexão de alguém sobre algo (reputação sobre alguma coisa). Partindo do significado do termo, alcançamos a conceituação amparados pela perspectiva teórica pragmatista norte-americana. Propomos o conceito de reputação em dois estágios edificados socialmente. No primeiro estágio, a construção social dos padrões reputacionais (quadro reputacional) – como uma categoria de coisas deve ser. No segundo estágio, a reflexão do público sobre algo específico que pertence àquela categoria – reputação sobre algo. Nossa abordagem, testada em muitas pesquisas, se apresenta como guia para planejamento de ações comunicativas potentes.
Número de Páginas
96
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2023
Área
Comunicação
Percepção: a peça central na formação dos julgamentos
Molduras das apreensões: razão e emoção
Interações sociais: confirmação ou transformação das apreensões
Comunicação enquanto essência das interações sociais
Construção social das ideias
Quatro mundos: objetivo, percebido, prometido e desejado
Uma alegoria acerca da relação do sujeito com o mundo vivido e o percebido
2. REPUTAÇÃO
Conceituação fundamentada na interpretação
Reputação em dois estágios
Construção social dos padrões para julgamentos
Alinhamento de nossa proposição ao campo teórico
3. EXEMPLOS DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REPUTAÇÃO
Reflexões acerca de algumas comunidades de comunicação
Comunidades de interação religiosa
Comunidades de interação política
Comunidades de interação, mercado e as instituições
Comunidade de consumidores
Comunidades ideológicas
Ambiência e urbanismo
Nossa proposição na prática: para os que se interessam por reputações
REFERÊNCIAS