Este livro fornece importantes reflexões sobre as implicações teóricas e práticas que abrange o processo de formação de professores. Ao longo dos capítulos são apresentados estudos teóricos aprofundados, que passam por diversas modalidades de ensino do...
Sinopse
Este livro fornece importantes reflexões sobre as implicações teóricas e práticas que abrange o processo de formação de professores. Ao longo dos capítulos são apresentados estudos teóricos aprofundados, que passam por diversas modalidades de ensino do infantil ao EJA, sobre temas diversos e necessários relacionados ao o panorama educacional.
Número de Páginas
380
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
1. A trajetória do grupo de pesquisa relações de ensino e trabalho docente: entretecendo histórias
2. Memorial de formação: constituição de sentidos por meio da perspectiva histórico-cultural
3. Do projeto aos dados da pesquisa: reflexões sobre as vivências de uma pesquisadora-supervisora de estágio
4. Por entre linhas da história: caminhos e subjetividades que constituem uma professora
5. Estágio supervisionado na educação infantil e a percepção dos espaços escolares: uma análise a partir das vozes de graduandas do curso de pedagogia
6. A instrução ao sósia na atividade do assistente social
7. Prescrições inclusivas e a formação de professores
8. Estágio extracurricular no contexto da educação inclusiva: movimento reflexivo de um grupo de estudos
9. O trabalho de uma professora de matemática perante as prescrições referentes às avaliações externas: entre o prescrito, o realizado e o real
10. Desdobramentos de uma vivência em clínica da atividade: uma realidade no ensino a distância
11. Marcas da trajetória histórica da educação de jovens e adultos (Eja)
12. Sentidos do ensino superior para os estudantes de graduação
13. O trabalho do professor na educação a distância e a relação ensino: aprendizagem no contexto do ensino superior
14. O discurso sobre trabalho na voz de sujeitos com deficiência
15. Narrativas de uma aluna com deficência intelectual sobre as aulas de educação física
16. O processo de escolarização de um aluno com transtorno do espectro do autismo sob o viés da perspectiva histórico-cultural
17. Olhares sobre adolescentes com transtorno do espectro autista: análise de publicações na área de educação
18. Educação, tecnologia e mediação: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a sociedade da informação e do conhecimento
Sobre os autores
Ana Cristina Vizelli
Cassia Helena Benaglia Fattori
Claudia Adriana Silva de Mello Carvalho
Cibele Moreira Monteiro
Daniel Novaes
Débora Reis Garcia
Eduardo Manuel Bartalini Gallego
Eliane Antonia de Castro
Ermelinda Maria Barricelli
Evani Andreatta Amaral Camargo
Fabiana Maio
Gilmar dos Santos Sousa Miranda
Júnia Garcia França Mota
Kátia Diolina
Laine Cristina Forati de Alencar
Marcos Valério Ferrari
Maria Inês Bacellar Monteiro
Nelcy Teresinha Lubi Finck
Rita de Cássia Bento Manfrim
Rodrigo Barbuio
Rosangela Eliana Bertoldo Frare
Sara Cristina Marques Amâncio
Silvia Iuan Lozza
Viviane Caodaglio da Silva