Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural

Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural

A Defesa do Conhecimento na Educação das Novas Gerações

ISBN: 9788546213320 AUTOR: Bruna Ramos Marinho e Alessandra Peternella (Orgs.)

Esta é uma obra cujos dezesseis capítulos foram escritos por estudiosos que se desdobram entre a pesquisa e a sala de aula, desde a Educação Infantil à Pós-Graduação. Por essa razão, este trabalho fala com propriedade de docente para docente, além de d...

R$ 52,90 R$ 47,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta é uma obra cujos dezesseis capítulos foram escritos por estudiosos que se desdobram entre a pesquisa e a sala de aula, desde a Educação Infantil à Pós-Graduação. Por essa razão, este trabalho fala com propriedade de docente para docente, além de discutir, reivindicar e denunciar as consequências da educação praticada atualmente, cuja negação do conhecimento está afrmada em teorias que, por sua vez, replicam os interesses da sociedade capitalista disfarçados de boas intenções, isto é, de inovação pedagógica.


Número de Páginas

324


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. A Pedagogia Histórico-Crítica e a transmissão dos conhecimentos científicos na formação das novas gerações: desvelando as confusões com a pedagogia tradicional; 2. A Pedagogia Histórico-Crítica frente às propostas educacionais marxianas; 3. Qualificação docente para jovens e adultos trabalhadores na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica; 4. Trabalho, educação e juventude: por um ensino médio para a classe trabalhadora; 5. Reflexões sobre a condução da educação de jovens e adultos no Brasil; 6. A pessoa com deficiência intelectual no mundo do trabalho: a exclusão na ontogênese da inclusão; 7. A Pedagogia Histórico-Crítica e a teoria histórico-cultural na prática pedagógica com bebês; 8. Os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e suas implicações para o processo de alfabetização; 9. A Pedagogia Histórico-Crítica e a leitura literária na escola; 10. Alfabetizadores no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação e Trabalho Docente; 11. O papel do professor à luz da psicologia histórico-cultural e Pedagogia Histórico-Crítica; 12. O que a teoria histórico-crítica nos ensina sobre a formação docente e os estágios nos cursos de pedagogia; 13. As contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica à educação física brasileira; 14. Uma reflexão sobre a atividade de situações-problema em sistema de equações lineares na Escola Estadual Maria das Dores Brasil; 15. Educação ambiental na perspectiva do ensino Desenvolvimental; 16. Pedagogia Histórico-Crítica: m
Ana Cláudia Marques Pacheco;
Andreia Pereira da Silva
Beatriz Ribeiro Aleluia Picolini
Bruno Miranda Neves
Crystiane Alves Cavalcante
Daniela Ramos Marinho Gomes
Eliakim Oliveira Küster
Eliza Maria Barbosa
Francesco Antonio Capo
Francisco José Carvalho Mazzeu
Héctor José Garcia Mendoza
Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
Jardel Sousa Leite
João Paulino da Silva Neto
Jordan Rodrigues dos Santos
José Ricardo Silva
Juscinaria Tavares da Silva
Karyn Meyer
Lana Cristina Barbosa de Melo
Livaldo Teixeira da Silva
Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
Manuel Pacheco Neto
Marcio Bernardes de Carvalho
Márcio Evaristo Beltrão
Marilene Marzari
Marlei de Fátima Pereira
Natália Cristina de Oliveira
Patrícia Florêncio Ferreira de Alencar
Rafael Cava Mori
Solange Maria de Barros
Virgínia Florencio Ferreira de Alencar Nascimento