Quando uma luz se apaga e outra se acende: o menino Geydson e a Liberdade Assistida do sertão de Pernambuco é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural ...
Sinopse
Quando uma luz se apaga e outra se acende: o menino Geydson e a Liberdade Assistida do sertão de Pernambuco é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco, que trata das experiências de adolescentes em conflito com a lei no cumprimento de medidas socioeducativas.
A obra, que está organizada em quatro capítulos, apresenta, a partir das memórias de Geydson, o contexto das medidas socioeducativas cumpridas em municípios do sertão de Pernambuco, refletindo sobre as diversas negligências e descasos presentes em instituições que deveriam promover a socioeducação de adolescentes que estão em conflito com a lei.
Número de Páginas
192
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
APRESENTAÇÃO
QUANDO UMA LUZ SE APAGA É PRECISO APRENDER ENXERGAR NO ESCURO: GEYDSON, SOCIOEDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA
COM O CORAÇÃO E A CANETA – PRIMEIRA CARTA
COM QUANTAS LUZES QUEBRADAS SE FAZ UM “BANDIDO”?
PARTE I – “CASTELANDO”
1. UM ENCONTRO COM AS ADOLESCÊNCIAS: RITUALÍSTICAS NECESSÁRIAS
1. A trajetória de vida para além da narrativa: um método
2. Caligrafias memorialísticas: as cartas
3. Os documentos e suas intencionalidades
4. Performance, identidade e construção de si: o trabalho interpretativo
5. Ética e pesquisa em educação
PARTE II – “PAGANDO DE CABUETA”
2. UM OLHAR PARA AS ADOLESCÊNCIAS: OS NÃO LUGARES ENTRE A LIBERDADE E O CONTROLE
1. Para além de uma idade da vida: as adolescências
2. De “menor infrator” a adolescente em conflito com a lei: quem está na mira?
3. O Estatuto da Criança e do Adolescente e as medidas socioeducativas
4. Uma discussão em meio aberto: a Liberdade Assistida
3. UM LUGAR PARA AS ADOLESCÊNCIAS: TESSITURAS E CONTRASTES DAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS
1. Cumprir a lei, fazer (in)justiça
2. O Sinase e a operacionalização da política pública
3. Do sancionatório ao pedagógico: algumas considerações
4. Adolescentes em conflito com a lei: punitivismo ou abolicionismo penal?
PARTE III – “TROCANDO UMA IDEIA”
4. UM DIÁLOGO COM AS ADOLESCÊNCIAS: ASSUJEITAMENTOS E RESILIÊNCIA
1. “… a primeira vez que passei pela FUNASE não fui como um bandido como a sociedade pensa…” Entre idas e vindas: a adolescência institucionalizada
2. “…tive uma boua infância, apesar de ter perdido boua parte dela na funase…” Da infância em perigo à infância perigosa: memórias dos tempos de criança
3. “… quando eu cheguei lá foi como se tivesse chegado no inferno…” Violências e violações: o Estado como protagonista
4. “…a medida de Liberdade Assistida não min ajudou em nada para os meus projetos atuais de vida…” A liberdade (des)assistida: descumprimento e reincidência
5. “… depois desse nosso trabalho min sinto mais confortável mais a vontade pra falar de mim…” O menino Geydson e a construção de uma nova vida
O MENINO GEYDSON É ESSA LUZ QUE SE ACENDE
REFERÊNCIAS