Em Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil: táticas de sobrevivência e ocupação do espaço público urbano, é feita uma reflexão sobre a situação das crianças e adolescentes em situação de rua pela ótica da pedagogia social ou da educação so...
Sinopse
Em Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil: táticas de sobrevivência e ocupação do espaço público urbano, é feita uma reflexão sobre a situação das crianças e adolescentes em situação de rua pela ótica da pedagogia social ou da educação social. São analisados os entraves à concretização das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente em situação de rua, ao mesmo tempo em que são mostradas experiências efetivas. A reflexão se volta ao enigma da sociedade contemporânea e como ele é recriado nas relações cotidianas. Marx tentou responder a essa questão a partir da análise da mercadoria, Freire buscou compreendê-la a partir da educação e Fábio procura compreendê-la a partir da interação entre as políticas sociais e as crianças e adolescentes em situação de rua.
Número de Páginas
148
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
I – ELEMENTOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS INTERPRETATIVAS SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE SITUAÇÃO DE RISCO
ORFÃOS, ENJEITADOS E EXPOSTOS
A REPÚBLICA E CRIMINALIZAÇÃO DO “MENOR”
DA SITUAÇÃO IRREGULAR À PRIORIDADE ABSOLUTA
II – A CRIANÇA, O ADOLESCENTE E A RUA
TRABALHO E POBREZA NO BRASIL
A RUA E SEUS SIGNIFICANTES
O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
TÁTICAS DE SOBREVIVÊNCIA E RELAÇÕES DE PODER
A vida em grupo e a (re)leitura do mundo
Nem aqui, nem acolá: aspectos da vida nômade
Reflexões sobre o roubo e o trabalho
As histórias contadas e encantadas
III – ATENÇÃO E CUIDADO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
A RUA COMO ESPAÇO EDUCATIVO
A EDUCAÇÃO SOCIAL E A RUA
O encontro entre educador(a) e educando(a)
A criação de vínculo e a delimitação do espaço educativo
O desejo e a rua
EDUCADOR(A) SOCIAL DE RUA – A REFERÊNCIA POSITIVA DE ADULTO
A PESQUISA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: O OLHAR FENOMENOLÓGICO
REFERÊNCIAS