Esta obra aborda a prática educativa no Brasil e como se configuram a formação dos currículos, considerando a região Nordeste do Brasil. Os capítulos que constituem o livro mostram diferente abordagens teórico-metodológicas como base que também configu...
Sinopse
Esta obra aborda a prática educativa no Brasil e como se configuram a formação dos currículos, considerando a região Nordeste do Brasil. Os capítulos que constituem o livro mostram diferente abordagens teórico-metodológicas como base que também configuram o GPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares e educativas) da Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Uesb). O objetivo é contribuir para a formação de pesquisadores, professores, pós-graduandos e profissionais da área da educação, promovendo maior debate e novas abordagens acerca do tema.
Número de Páginas
296
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
Prefácio
Bloco 1. Política curricular e formação docente
1. A recontextualização da Lei 10.639/03 nos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb: uma análise a partir dos projetos pedagógicos dos cursos
2. As arenas de emersão da Base Nacional Comum Curricular: atuações da política em curso de formação para professores
3. Pedagogia das competências para o ensino superior não universitário: anotações críticas
4. O ensino de arte nos anos iniciais: algumas reflexões sobre a formação do pedagogo
5. Currículo dos cursos de licenciatura no Brasil e a crise do capital: marco histórico, político e legal
6. A Atividade Orientadora de Ensino mediando a formação do professor de Matemática
Bloco 2. Políticas curriculares e práticas educativas em contextos escolares e não escolares
7. Escola do campo e políticas de avaliação em larga escala: produções políticas no contexto da prática
8. Sentidos atribuídos pelos professores à proposta curricular em escolas de referência em ensino médio em Pernambuco
9. O que se quer dizer quando se diz “currículo para as relações étnico-raciais”
10. Nem toda princesa é bem-vinda: regulações de gênero, sexualidades, raça e educação
11. “Movimento Escola Sem Partido”: um ensaio sobre a subversão de tecnologias digitais em função da negação da ciência
12. Tempo Juvenil: os desafios da prática educativa e do currículo
13. Práticas educativas do Teatro do Oprimido: narrativas de integrantes
14. Cenas etnográficas de cuidado, alegria, fé e medo (Caetité, Outubro Rosa de 2019)
Sobre os autores
Aida Maria da Silva
Alfrancio Ferreira Dias
Ana Cláudia da Silva Rodrigues
Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches
Bruna Ferreira dos Santos
Cecilia Conceição Moreira Soares
Danyella Jakelyne Lucas Gomes
Deribaldo Santos
Elaine Cristina dos Santos Lima
Elizeu Pinheiro da Cruz
Gabrielly Nayara Costa Coutinho
Geane da Silva Vieira
Ivanderson Pereira da Silva
Janaína Alves de Oliveira Serejo
Jocilene Oliveira Santos Brito
Késia dos Anjos Rocha
Lavínia Kacelle Carvalho Alves
Leila Kely dos Santos da Paz
Marcia Betania de Oliveira
Maria Escolástica Moura dos Santos
Maria Gorete Rodrigues de Amorim
Maria Vilani Cosme de Carvalho
Michele Sodré Logeto
Ruthnelle de Oliveira Chagas
Sandra Meira Santos