Política educacional e gestão no município sob a perspectiva da implementação do plano municipal de educação

Política educacional e gestão no município sob a perspectiva da implementação do plano municipal de educação

ISBN: 9788546227204 AUTOR: Alessandra Quaresma Gonçalves

O leitor desta obra irá encontrar uma discussão crítica e

detalhada acerca das teorias contratualistas como protagonistas

da formação do Estado e de suas instituições, as quais por

meio das políticas públicas e de seus subgrupos, regul...

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Sinopse

O leitor desta obra irá encontrar uma discussão crítica e

detalhada acerca das teorias contratualistas como protagonistas

da formação do Estado e de suas instituições, as quais por

meio das políticas públicas e de seus subgrupos, regulamentam

o funcionamento da sociedade política. A política

educacional vem a se constituir um desses subgrupos, a

qual normatiza a gestão do ensino público. A gestão do

ensino público por sua vez, deve seguir elementos essenciais

como a democracia e a participação, pois são esses elementos

que respaldam as ações públicas e fundamentam a gestão

democrática da educação.

A gestão democrática da educação como política educacional

ganha amparo legal e popular, por meio da implementação

dos planos de educação. Nos municípios, essa política

torna-se plena com a implementação do Plano municipal de

Educação. Neste trabalho ele é concebido como o documento

basilar da educação formal, pois é ele que estabelece e cria

as estratégias para romper com a displicência educacional e

estabelece uma rede de ensino qualitativa e participativa.


Número de Páginas

116


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2024


Área

Educação


INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I.

AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO COMO PRESSUPOSTO NORMATIVO DA DEMOCRACIA, DA PARTICIPAÇÃO E DA GESTÃO

1.1 Estado e legislação como forma de organização

das políticas públicas educacionais

1.2 Democracia e participação: elementos essenciais

das políticas educacionais brasileiras

1.3 Gestão no ensino público como princípio democrático

CAPÍTULO II.

O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE IGARAPÉ-MIRI:

CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO

2.1 A gestão democrática no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação

2.2 O Plano Municipal de Educação e sua dinâmica no processo de democratização da gestão da educação

2.3 Plano Municipal de Educação em Igarapé-Miri:realidade e funcionalidade

CAPÍTULO III.

O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE IGARAPÉ-MIRI E A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO

3.1 As possibilidades e os limites para a implementação da gestão democrática na cidade de Igarapé-Miri/PA por meio do Plano Municipal de Educação

3.2 As contribuições efetivas do Plano Municipal de Educação para a implementação da gestão democrática do ensino público

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Referências


Alexandre Augusto Cals e Souza


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