O leitor desta obra irá encontrar uma discussão crítica e
detalhada acerca das teorias contratualistas como protagonistas
da formação do Estado e de suas instituições, as quais por
meio das políticas públicas e de seus subgrupos, regul...
Sinopse
O leitor desta obra irá encontrar uma discussão crítica e
detalhada acerca das teorias contratualistas como protagonistas
da formação do Estado e de suas instituições, as quais por
meio das políticas públicas e de seus subgrupos, regulamentam
o funcionamento da sociedade política. A política
educacional vem a se constituir um desses subgrupos, a
qual normatiza a gestão do ensino público. A gestão do
ensino público por sua vez, deve seguir elementos essenciais
como a democracia e a participação, pois são esses elementos
que respaldam as ações públicas e fundamentam a gestão
democrática da educação.
A gestão democrática da educação como política educacional
ganha amparo legal e popular, por meio da implementação
dos planos de educação. Nos municípios, essa política
torna-se plena com a implementação do Plano municipal de
Educação. Neste trabalho ele é concebido como o documento
basilar da educação formal, pois é ele que estabelece e cria
as estratégias para romper com a displicência educacional e
estabelece uma rede de ensino qualitativa e participativa.
Número de Páginas
116
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Educação
CAPÍTULO I.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO COMO PRESSUPOSTO NORMATIVO DA DEMOCRACIA, DA PARTICIPAÇÃO E DA GESTÃO
1.1 Estado e legislação como forma de organização
das políticas públicas educacionais
1.2 Democracia e participação: elementos essenciais
das políticas educacionais brasileiras
1.3 Gestão no ensino público como princípio democrático
CAPÍTULO II.
O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE IGARAPÉ-MIRI:
CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO
2.1 A gestão democrática no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação
2.2 O Plano Municipal de Educação e sua dinâmica no processo de democratização da gestão da educação
2.3 Plano Municipal de Educação em Igarapé-Miri:realidade e funcionalidade
CAPÍTULO III.
O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE IGARAPÉ-MIRI E A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO
3.1 As possibilidades e os limites para a implementação da gestão democrática na cidade de Igarapé-Miri/PA por meio do Plano Municipal de Educação
3.2 As contribuições efetivas do Plano Municipal de Educação para a implementação da gestão democrática do ensino público
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Referências