A obra O Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais: relatos de experiência, organizada por Patricia de Oliveira e Eliane Mahl, apresenta experiências desenvolvidas no AEE de alguns Institutos Federais, descrevendo as principais barr...
Sinopse
A obra O Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais: relatos de experiência, organizada por Patricia de Oliveira e Eliane Mahl, apresenta experiências desenvolvidas no AEE de alguns Institutos Federais, descrevendo as principais barreiras encontradas e como estas foram superadas por meio do planejamento de ensino.
Constituído por dezessete capítulos, o livro trata do desafio de se trabalhar com o Atendimento Educacional Especializado nessas instituições, uma vez que envolve formação acadêmica e profissionalização da pessoa com deficiência, prezando por uma educação de qualidade e inclusiva para esses estudantes.
Número de Páginas
332
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
2. Desafios pedagógicos no atendimento educacional especializado em tempos de pandemia: possibilidades e experiências
3. Nem alhos, nem bugalhos: AEE do IF Baiano, Bom Jesus da Lapa
4. Formação e atuação do professor de educação especial nos institutos federais
5. A atuação do Napne no Instituto Federal de São Paulo e o atendimento educacional especializado
6. O atendimento educacional especializado no Instituto Federal Baiano: reflexões sobre as experiências no ensino remoto
7. Trabalho remoto e atividades de ensino mediadas por tecnologias como ferramenta de inclusão de estudantes surdos do IFRR/Campus Novo Paraíso
8. Implementação do Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do ensino colaborativo em contexto de ensino remoto emergencial
9. Flexibilização curricular e Transtorno do Espectro Autista: Napne e codocência para a permanência e o êxito na educação profissional, científica e tecnológica
10. Prática docente e o uso das tecnologias assistivas no atendimento da pessoa com deficiência visual
11. Rodas de leitura on-line no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia: o estímulo à leitura de estudantes com Transtorno do Espectro Autista
12. O letramento literário como prática de leitura para alunos com surdocegueira: O pequeno príncipe em perspectiva inclusiva
13. Relato de experiência de atendimento educacional especializado para estudante com baixa visão no IFMS
14. Atendimento a um caso de Transtorno do Espectro Autista: relato de experiência
15. Atendimento educacional especializado para aluno com Transtorno Espectro Autista em tempos de pandemia
16. Práticas de letramento para o ensino de interpretação de textos em inglês: uma experiência com aluno com paralisia cerebral
17. Prevenção e promoção da saúde no espaço universitário: uma importante contribuição da psicologia
Sobre os autores
Ana Lúcia Zancanella Debona
Brenda Cavalcante Matos
Bruna do Nascimento
Carla Ariela Rios Vilaronga
Caroline de Almeida Delgado
Cleverton Juliano Alves Vicentini
Daniela Santos Silva
Diego do Prado Ventorim
Enos Figueredo de Freitas
Érico da Silva França
Erikson de Carvalho Martins
Fabiana Lacerda Evaristo
Iasmin Santos Ferreira
Izabel Lucas Gontijo Maiorino
Jéssica Rodrigues Santos
José Willians Simplício da Silva
Loretta D. D. da Luz Rosolem
Lúcia Aparecida Vitorassi
Luciana Carlena C. V. Guimarães
Luzia da Silva Neta Novais
Naíma de Paula Salgado Chaves
Nilzeti Silva da Cruz Coutinho
Pollyanna de Araújo F. Brandão
Renata Maria de Oliveira
Selma Lúcia de Assis Pereira
Shirley Pimentel de Souza
Sirlei Ferreira da Silva Goularte
Suzana Grimaldi Machado
Tatiane da Silva Lima
Tayomara Hanako de A. H. Augusto
Thalita Alves dos Santos
Vânia da Silva Ferreira