Este livro é de todas/todos/todes nós que gostamos de crianças, de gente; conforme a música e o movimento da ciranda. É um livro bonito, substantivamente revelador de compromissos com a vida, a ética, a alegria e o conhecimento crítico, não importando ...
Sinopse
Este livro é de todas/todos/todes nós que gostamos de crianças, de gente; conforme a música e o movimento da ciranda. É um livro bonito, substantivamente revelador de compromissos com a vida, a ética, a alegria e o conhecimento crítico, não importando as idades. É esperançoso, traz análises críticas; denuncia para anunciar uma educação própria e diferenciada para as infâncias. É animador, mostra possibilidades para a reflexão-ação-reflexão coletivas. É um trabalho produzido coletivamente que testemunha e reafirma Paulo Freire como uma referência importante para educação infantil, seja quando os princípios freireanos fundamentam os trabalhos/temas que compõem o PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: infância e cidadania ou quando este autor foi buscado em outras autoras/autores, cujos estudos compõem o referencial teórico-metodológico dos trabalhos aqui socializados. É uma obra que, por meio de suas temáticas e categorias teóricas, desvela Paulo Freire, um pensamento vigoroso e atual, presente nas reflexões, propostas político-pedagógicas e experiências socializadas.
Número de Páginas
192
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
PREFÁCIO
DO MENINO CONECTIVO À SOMBRA DA MANGUEIRA A UM CLÁSSICO DA PEDAGOGIA EM SUA CONTEMPORANEIDADE OU... PAULO FREIRE COM AS INFÂNCIAS
“QUEREMOS UM LUGAR PARA BRINCAR EM DIA DE CHUVA”: PRONUNCIAR O MUNDO PARA TRANSFORMÁ-LO
“DECIFRA-ME OU TE DEVORO”: POR QUE LER E ESCREVER A CIDADE DE SÃO GONÇALO COM AS CRIANÇAS?
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEMANDA O “PENSAR CERTO” E O RECONHECIMENTO DO “SER MAIS” NA ESCOLA
“FREIREANDO” COM A/NA INCLUSÃO: DESAFIOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE À ESCOLA E À SOCIEDADE EM CENÁRIOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
OLELÊ: UMA TRAVESSIA DECOLONIAL COM AS INFÂNCIAS
OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E VIVÊNCIAS CIDADÃS: UMA CRÍTICA AO PROJETO HOMESCHOOLING
LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: O DIREITO DA CRIANÇA E A LEITURA DE MUNDO
AUTORAS E AUTORES DA OBRA
Agleide de Jesus Vicente
Aline Helena Mafra Rebelo
Edson Fasano
Eliete Santiago
Elizabete Cristina Costa Renders
Elly Bayó
Jason Ferreira Mafra
Jeane de Jesus Zanetti Garcia
Joaquim Melro
Maria Tereza Goudard Tavares
Marta Regina Paulo da Silva
Maurício da Silva
Natália Francisquetti Silva Vieira
Paula Andreatti Margues