Esta obra consolida a memória do curso de licenciatura plena em Letras da UFRPE, unidade acadêmica de Serra Talhada. Pela distância, a 410 km, do pólo central instalado na capital do estado, Recife, desde o início, os professores e a administração loca...
Sinopse
Esta obra consolida a memória do curso de licenciatura plena em Letras da UFRPE, unidade acadêmica de Serra Talhada. Pela distância, a 410 km, do pólo central instalado na capital do estado, Recife, desde o início, os professores e a administração local se uniram para realizar eventos integrados ao calendário acadêmico da graduação, como na Semana de Letras do UAST. Os capítulos (re) constroem a memória do curso e atendem ao elemento mais fundamental dos estudos das linguagens: uma relação entre Eu e o Outro. Esta publicação é destinada a estudantes, professores e interessados em uma educação, publicados em valores democráticos e sem compromisso de conviver com outro.
Número de Páginas
156
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Um caminho sendo trilhado: contribuições da criação do curso de Letras (UFRPE/UAST) no Sertão do Pajeú
OLHARES SOBRE A HISTÓRIA DA LICENCIATURA EM LETRAS NA UAST
1. 10 anos do curso de Letras/UAST: uma trajetória de (re)construção de saberes e de promoção da alteridade
2. 10 anos Letras/UAST – manuscrito das primeiras aulas memórias do Eu e do Outro no percurso de formação
REFLEXÕES SOBRE LINGUÍSTICA - A ANÁLISE DO DISCURSO
3. O sujeito da análise crítica do discurso ante uma teoria pragmática e uma teoria de análise do discurso: um caso de ruptura, aproximação e deslocamentos
REFLEXÕES SOBRE LITERATURA - MULHERES BRASILEIRAS ESCRITORAS
4. De mulheres brasileiras escritoras ou de uma queixa em vozes de ruptura ao discurso hegemônico no Brasil
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PRÁTICA INCLUSIVA
5. E se o outro não estivesse aí? A construção identitária de professores com vistas a uma prática inclusiva
REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA E ESCOLA
6. Há lugar para o estudo da frase na escola?
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES O ENSINO DE PORTUGUÊS
7. Formação de professores para o ensino da escrita: uma experiência de estágio supervisionado no curso de Letras-Português da UFPE
8. Saberes docentes e processos formativos: subjetividades no ensino da língua e da linguagem
Sobre os autores
Noadia Íris da Silva
Adeilson Pinheiro Sedrins
Betânia Passos Medrado
Cícero Anastácio Araújo de Miranda
Cícero Barboza Nunes
Claudia Roberta Tavares Silva
Cleber Alves de Ataíde
Dorothy Bezerra Silva de Brito
Lívia Suassuna
Sherry Morgana Justino de Almeida
Sônia Virginia Martins Pereira
Walison Paulino de Araújo Costa