Esta obra objetiva analisar as inscrições discursivas no interior do romance As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles, a partir da teoria da Análise do Discurso e dos estudos dialógico polifônicos de Mikhail Bakhtin. Intentou-se investigar como as difer...
Sinopse
Esta obra objetiva analisar as inscrições discursivas no interior do romance As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles, a partir da teoria da Análise do Discurso e dos estudos dialógico polifônicos de Mikhail Bakhtin. Intentou-se investigar como as diferentes vozes enunciativas e a multiplicidade de sujeitos discursivos compuseram as inscrições discursivas constituintes constitutivas no romance._x000D_ Propondo o dispositivo analítico-metodológico da quintessência em duplo-hélice, evidenciou-se o processo instituído ao longo da narrativa: a constituição de formas-sujeito no âmago de suas inscrições discursivas e atravessamentos interdiscursivos, imbricados no intradiscurso em relação dialógico-polifônica. Isso fez com que se instaurassem e se firmassem_x000D_ consciências autônomas, as quais, no crivo de suas vozes_x000D_ próprias, significaram, significando-se, construindo identidades_x000D_ presente-passado-futuras._x000D_ Foi no ínterim de relações de espelhamento, refletindo_x000D_ versos e reversos, e de relações de outricidade, refletindo um_x000D_ outro eu e uma projeção de um eu, que sujeitos e sentidos foram_x000D_ produzidos, tornando essa narrativa telliana uma enunciação_x000D_ estética tão interpeladora e singular!
Número de Páginas
216
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2017
Área
Estudos de Linguagem