A obra apresenta experiências e reflexões de professores da educação básica e do ensino superior brasileiro em situações nas quais eles foram desafiados a pensar e dar respostas aos dilemas vivenciados em suas instituições e cursos, ao mediar a formaçã...
Sinopse
A obra apresenta experiências e reflexões de professores da educação básica e do ensino superior brasileiro em situações nas quais eles foram desafiados a pensar e dar respostas aos dilemas vivenciados em suas instituições e cursos, ao mediar a formação dos seus alunos. Assim, o leitor encontrará textos voltados para a formação docente no âmbito dos cursos de Letras, de Educação Física, e das escolas de ensino fundamental e ensino médio estadual e federal. As experiências mostradas neste trabalho são fundamentadas em teorias que defendem uma formação humanizadora. Isso significa primar pela mediação das capacidades humanas do pensamento, da socialização do conhecimento mais elaborado para os filhos da classe trabalhadora, de modo que a educação possa ser para todos. Tal mediação defende o direito ao pertencimento desses indivíduos à sociedade do seu tempo e com a possibilidade de pensar movimentos para sua transformação, uma vez que as relações sociais que se dão nela, para a maioria, tornam-se para esses indivíduos, em especial, uma sociedade excludente.
Número de Páginas
96
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
UMA EXPERIÊNCIA DE TRIPLO PROTAGONISMO DO PROFESSOR, DO LICENCIANDO E DO CONHECIMENTO NO CURSO DE LETRAS
FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
FERRAMENTA INTERATIVA BIRD ANATOMY: UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, UMA ESCOLA COM E PARA ADULTOS
SOBRE AS AUTORAS
Kely Cristina Santos
Lana Cristina Barbosa de Melo
Márcia Aparecida Barbosa
Silvina Faria dos Santos