Nesta obra, nos voltaremos ao ensino de África a partir do livro didático, considerando: qual é a África apresentada neste material? A obra contribuirá para que professores, gestores e interessados na temática revejam e repensem procedimentos, práticas...
Sinopse
Nesta obra, nos voltaremos ao ensino de África a partir do livro didático, considerando: qual é a África apresentada neste material? A obra contribuirá para que professores, gestores e interessados na temática revejam e repensem procedimentos, práticas pedagógicas, posicionamentos e gestos. Desejando que a partir desta contribuição nossos estudantes negro/as do país afora, reconheçam a si mesmos como sujeitos históricos, com condição e potencial epistêmicos para situar-se e agir sobre sua realidade. Desejando que você leitor/a se junte a este fronte na defesa de um ensino onde os conhecimentos não legitimados pela escola sejam contemplados para que o ensino de África componha a cena do currículo escolar.
Número de Páginas
112
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Introdução
1. Livros didáticos: concepção e caracterização
1. O livro didático: contextualização, funções
2. Caracterização do livro didático
2. Uma história única, o perigo
1. A legislação e os documentos oficiais: tramas de outra história
2. Ensino de história e cultura africana
3. Movimento Negro e legislação educacional: tecendo percursos de outra história
4. Construindo percursos, tecendo perspectivas: as noções de raça em didáticos
5. As primeiras tentativas de políticas públicas
6. Estudiosos de África em livros didáticos
3. Afinal, de qual África eles falam: livros didáticos do nono ano
1. África no livro História, Sociedade & Cidadania
2. Lideranças africanas
Considerações finais
Referências