Esta obra, compartilha discussões realizadas no âmbito do GIEM. Grupo do departamento de Matemática da UnB, tem como propósito atuar nos diversos campos de abrangência da Educação Matemática e busca proporcionar espaços de estudos e pesquisas que reúna...
Sinopse
Esta obra, compartilha discussões realizadas no âmbito do GIEM. Grupo do departamento de Matemática da UnB, tem como propósito atuar nos diversos campos de abrangência da Educação Matemática e busca proporcionar espaços de estudos e pesquisas que reúnam professores/pesquisadores da universidade e da escola. Este segundo volume apresenta discussões e pesquisas sobre diversos fatores que permeiam a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, com atuação na educação básica e no ensino superior. Aborda preciosas contribuições de seminários temáticos destacando a formação profissional dos professores e outras experiências exitosas de docentes comprometidos com o desenvolvimento de uma prática investigativa e reflexiva.
Número de Páginas
212
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Introdução
Capítulo 1: Resgate histórico do laboratório de ensino de matemática (Lemat): da criação e da evolução até os dias atuais
Capítulo 2: Seminários de pesquisa: uma proposta de formação para professores que ensinam matemática
Capítulo 3: Formação geométrica de licenciandos em matemática no Distrito Federal e Goiás: compreensões para a formação de professores
Capítulo 4: A importância da formação de professores de matemática na perspectiva da inclusão
Capítulo 5: A formação inclusiva dos futuros professores de matemática do Centro-Oeste brasileiro
Capítulo 6: Aplicações do cálculo diferencial e integral na formação profissional dos cursos de graduação da UnB
Capítulo 7: O GeoGebra e a formação do futuro professor de matemática
Capítulo 8: O que pensam alguns docentes sobre o ensinar matemática e sobre a necessidade de aprimoramento em tópicos matemáticos essenciais
Capítulo 9: A formação continuada de professores em Matemática: suas contribuições para as aprendizagens dos estudantes nos anos iniciais
Sobre os autores
Érica Santana Silveira Nery
Ivo Braga de Siqueira
Janaína Mendes Pereira da Silva
Jhone Caldeira Silva
Josinalva Estacio Menezes
Marcus Vinícius Pereira
Marilene Xavier dos Santos
Marlo Mendes de Souza Júnior
Paulo Victor Reis Moreira
Rafaela Oliveira Carvalho
Raimunda de Oliveira
Raquel Carneiro Dörr
Rebeca de Miranda Silva
Regina da Silva Pina Neves
Rui Seimetz
Sarah Rosa