Esta obra buscou trabalhos que relatem experiências docentes exitosas em trabalhos interdisciplinares na Educação Básica e no Ensino Superior. A interdisciplinaridade tem como pressuposto a produção do conhecimento que articula trocas teóricas e metodo...
Sinopse
Esta obra buscou trabalhos que relatem experiências docentes exitosas em trabalhos interdisciplinares na Educação Básica e no Ensino Superior. A interdisciplinaridade tem como pressuposto a produção do conhecimento que articula trocas teóricas e metodológicas, geração de novos conceitos e métodos, em graus crescentes de intersubjetividade, buscando atender a natureza múltiplas de fenômenos complexos, caracterizando-se pela convergência de duas ou mais áreas de conhecimento e que não pertencem à mesma classe, mas que contribuam para o avanço da ciência gerando novos conhecimentos. Este livro busca contribuir para a temática desenvolvida é da maior relevância e atualidade diante dos desafios contemporâneos da humanidade.
Número de Páginas
236
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
2. O professor pesquisador e a interdisciplinaridade: fundamentos para a prática docente no ensino de geografia
3. Práticas interdisciplinares de docentes em um instituto da Universidade Federal da Bahia
4. Relato de uma experiência no Pibid: desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares para ensino de história
5. Interdisciplinaridade, etnobiologia e educação de jovens e adultos – uma ação de extensão em comunidade popular de João Pessoa/PB
6. A percepção docente e os procedimentos de combate ao bullying escolar
7. Interdisciplinaridade e consciência negra: promovendo a reflexão sobre a ideia de “raça” no ambiente escolar
8. Conhecimento e saber na perspectiva da interdisciplinaridade
9. Prática docente na pós-graduação: a disciplina direitos humanos e cidadania como componente formativo na Universidade de Brasília
10. A integração como forma interdisciplinar de organização do trabalho pedagógico e de currículo: duas experiências em contexto de formação continuada
11. Interações interdisciplinares do conceito de função: um relato de experiência sobre um trabalho apresentado na mostra pedagógica da escola Walnyza Borborema Cunha Lima
12. Teatro do oprimido: vivência no curso de medicina de uma IES no Território Amazônico
Sobre os autores
Ana Beatriz Barbosa Alves
Angélica de Jesus Batista
Bruna Barbosa Rocha
Dedival Brandão da Silva
Fábio Bresighello Beig
Fernando José Pereira da Costa
Franklin de Paula Júnior
Genário dos Santos
Hamilton Afonso de Oliveira
Isabela Vince Esgalha Fernandes
Joanice Rodrigues de Souza
José Antonio Vianna
Karina Donizete Martins
Katarina Pereira dos Reis
Manoel Gonçalves Rodrigues
Maria Fernanda Calil Angelini
Maria José Braz de Souza
Maria Josilene Fontinele Rocha
Maria Thereza Ávila Dantas Coelho
Nair Heloisa Bicalho de Sousa
Pedro Roberto Pontes Santos
Priscila Soares dos Santos Duarte
Renata Basílio de Souza
Robson Santos Camara Silva
Romualdo José dos Santos
Sérgio Augusto Franco Fernandes
Sinara Pollom Zardo
Talita Francielli Bordignon
Telma Antunes Dantas Ferreira
Vivian da Silva Lobato