Este livro parte dos pressupostos da Educação Histórica – que se constrói a partir da interação social, através do tempo e espaço – para compreender as relações entre as narrativas sobre a regionalidade presentes no Vale do Taquari/RS e a formação do p...
Sinopse
Este livro parte dos pressupostos da Educação Histórica – que se constrói a partir da interação social, através do tempo e espaço – para compreender as relações entre as narrativas sobre a regionalidade presentes no Vale do Taquari/RS e a formação do pensamento histórico de jovens que frequentam a educação básica nos trinta e seis municípios que integram esta região. A partir de questionários, elaborou-se um quadro com categorias correspondentes às ideias históricas presentes nas narrativas destes estudantes: presentista, etnocentrada, multicultural e intercultural. A partir desses dados, buscou-se compreender as relações entre o processo de patrimonialização de memórias e as aprendizagens que estes jovens desenvolvem na vida escolar.
Número de Páginas
320
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
1. Olhares para o passado I: a educação histórica e suas possibilidades
2. Olhares para o passado II: narrativas sobre a regionalidade no Vale do Taquari - RS
3. Leituras do passado I: narrativas regionais, história e memória na aula de história
4. Leituras do passado II: pensamento histórico e interculturalidade nas narrativas sobre a regionalidade - estudantes do 9º ano do ensino fundamental do vale do taquari
Conclusão
Referências