Nesta obra, encontraremos estudos que registram o fortalecimento crescente dos vínculos entre a UnB e a Escola em prol da consolidação de espaços formativos e de desenvolvimento profissional docente, que integrem licenciandos; professores que ensinam m...
Sinopse
Nesta obra, encontraremos estudos que registram o fortalecimento crescente dos vínculos entre a UnB e a Escola em prol da consolidação de espaços formativos e de desenvolvimento profissional docente, que integrem licenciandos; professores que ensinam matemática; formadores de professores; estudantes da pós-graduação e demais pesquisadores. Vínculos estes que têm sido construídos com o entendimento de que mudanças qualitativas se concretizam quando a escola e a universidade, em conjunto, se propõem a transformar o currículo e as práticas pedagógicas de modo sistemático e crítico. Esta publicação é destinada a estudantes, pesquisadores, professores e interessados pela Educação Matemática.
Número de Páginas
352
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2020
Área
Ensino de Matemática
Prefácio
1. Circuitos de vivências em educação matemática do Distrito Federal: sujeitos de uma história (2004-2017)
2. Situações desencadeadoras deaprendizagem (SDA) em álgebra: compreensões de professores de Matemática do Distrito Federal
3. As ações desenvolvidas por uma Escola Pública e o desempenho dos estudantes em Olimpíadas de Matemática
4. Análise combinatória no Ensino Médio: reflexões a partir da produção escrita de estudantes do distrito federal
5. Sala de aula invertida em matemática: aprendizagem significativa, duradoura e coletiva
6. Metodologias ativas no ensino da matemática: um exemplo com ensino híbrido e sala de aula invertida
7. Motivação em matemática: efeitos de aulas baseadas em técnicas de criatividade em estudantes do Ensino Médio
8. A inclusão no Ensino de Matemática em diferentes contextos educacionais
9. Elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática para o ensino do conteúdo de ângulos para alunos deficientes visuais
10. Estratégias e metodologias de suporte em matemática básica para estudantes iniciantes da UnB
11. Análise de algumas compreensões algébricas de estudantes do Ensino Superior
12. Uma experiência no estágio supervisionado: algumas considerações e o uso do jogo para o Ensino da Matemática
13. Dificuldades e avanços no cotidiano do ensino superior à distância: tecnologias e conhecimentos
Os autores
Antonio Luiz Oliveira Batista
Bruna de Sousa de Oliveira
Carine Almeida Silva Noleto
Cleiton Rodrigues dos Santos
Cleyton Hércules Gontijo
Cristina de Jesus Teixeira
Débora Barbosa de Moura Brasil
Érica Santana Silveira Nery
Geraldo Eustáquio Moreira
Glaucia Garcêz Rodrigues
Janaína Mendes Pereira da Silva
Karla Amâncio Pinto Fields
Karly Barbosa Alvarenga
Luana Lopes dos Santos
Ludimila Cássia Coelho de Andrade
Maria Dalvirene Braga
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Mateus Gianni Fonseca
Matheus Delaine Teixeira Zanetti
Paulo Augusto Caixeta Borges
Paulo Sérgio de Oliveira Conceição
Paulo Victor Ximenes de Oliveira
Rui Seimetz
Vinícius Costa Matos
Wesley Pereira da Silva
Wesley Vieira Xoteslem