Esta obra apresenta e analisa os principais resultados das atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos integrantes e participantes do GEFHEMP da Unioeste, campus de Francisco Beltrão/PR. Imersos nesse contexto, de multiplicidade de sujeitos, edu...
Sinopse
Esta obra apresenta e analisa os principais resultados das atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos integrantes e participantes do GEFHEMP da Unioeste, campus de Francisco Beltrão/PR. Imersos nesse contexto, de multiplicidade de sujeitos, educadores e instituições, ao tornar público os estudos, desejamos transformá-los em instrumento de novas reflexões, de novos diálogos e, sobretudo, de novas práticas políticas e pedagógicas de construção da Modalidade de Educação do Campo. Modalidade compreendida como uma ferramenta legal a ser utilizada para garantir o direito ao acesso ao conhecimento historicamente sistematizado.
Número de Páginas
484
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
1. Fortalecimento das escolas públicas do campo da região Sudoeste do Paraná e rede de formação de educadores
2. O processo de nuclearização e a luta pela escola rural no município de Francisco Beltrão: 1981-1997
3. Da educação rural à educação do campo: mapeamentos com a metodologia da sistematização de práticas sociais
4. Educação do campo e historiografia das escolas públicas do campo do núcleo regional de educação de Francisco Beltrão
5. Escolas comunitárias de agricultores – Ecas: uma construção histórica da educação do campo no Sudoeste do Paraná
6. Fechamento das escolas públicas do campo da região Sudoeste do Paraná: um panorama histórico
7. Levantamento das escolas públicas estaduais do campo na região Sudoeste do Paraná: NRE de Francisco
Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco
8. Levantamento das escolas públicas municipais do campo na região Sudoeste do Paraná: NRE de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco
9. Agroecologia: abordagens e princípios
10. Multianos no estado do Paraná: entraves e possibilidades
11. Ressignificação de práticas pedagógicas e formação de professores das escolas públicas do campo na região Sudoeste do Paraná
12. Movimentações na escola pública do campo: relações, conhecimento e planejamento coletivo interdisciplinar
13. Referências de escolas públicas do campo no contexto de um projeto de extensão: desafios de práticas no delineamento da modalidade da educação básica do campo
14. Processo de rearticulação da escola pública do campo na modalidade de educação básica do campo – 2015-2016
15. O planejamento coletivo interdisciplinar nas escolas públicas do campo: caminhos para a construção da modalidade de educação básica do campo
16. A criação de instrumentos pedagógicos em coletividade: estreitando laços na escola estadual do campo de Pinhalzinho
17. A educação do campo e seus vínculos com o trabalho e a agroecologia: ressignificando velhas práticas da escola rural
18. A inserção dos estudantes universitários na escola pública do campo: produção de instrumentos e acompanhamento
Sobre os autores
Andressa Fachin
Angelita Cristine dos Santos
Carina de Camargo Schnobli
Carla Cattelan
Carlos Narciso Bridi
Cecília Maria Ghedini
Claudiney de Oliveira
Daiane Peluso
Daniele Cardoso
Débora Anara Didoné
Denice Beal
Elaine Fabiane Gaiovicz
Elisângela Mirian Biondo
Elizabete Canci de Moura
Fabiane Zanini dos Santos
Franciele Soares dos Santos
Gian Carlos Foss
Irene Zakaluk de Almeida
Ivaneidh Cirilo dos Santos
Janete Ritter
Jeferson Stocco
Joanez França
João Paulo Danieli
Karina Belletini
Keissiane Michelotti Geittenes de Avila
Kelly Regina de Oliveira
Lesie Nicolao Barbacovi
Lizete Dalberto Brasil
Luciane Cerati Borges
Maiara Tibola
Manuele Karine Fochi
Mara Cristina Calgarotto
Marcia Eduarda Kielba
Mariane Morandin da Silva
Nubia Andrade da Silva
Regiane Maria Kielba
Rosane Berté
Rosangela da Silva Guimarães
Rosangela Fernanda Fogues
Selvina Januária Sezinandi
Simone Kieling Galvão
Tânia Regina Moreschi
Tauãn Medino Gomes da Silva e Sá
Vandecléia Aparecida Ribeiro Soares
Vanessa Zauza de Oliveira
Wagno Antonio da Silva