A presente obra busca contribuir para o debate acerca das políticas públicas em Educação. Políticas que estão organizadas numa estrutura que pressupõe o atendimento desde a educação infantil até o ensino superior, perpassando níveis e modalidades, cont...
Sinopse
A presente obra busca contribuir para o debate acerca das políticas públicas em Educação. Políticas que estão organizadas numa estrutura que pressupõe o atendimento desde a educação infantil até o ensino superior, perpassando níveis e modalidades, contextos e necessidades e, neste sentido, depende de ações integradas entre diferente áreas e agentes onde for implantada. Sem dúvida, a educação é um mecanismo fundamental de desenvolvimento humano e deve ser tratado como prioridade pelos que administram o Brasil. A efetividade das políticas públicas em educação, na cidade ou no campo, tem um papel importante, pois originam-se nas necessidades fundamentais da sociedade para que sua possam melhorar a educação e diminuir as desigualdades sociais no país.
Número de Páginas
392
Formato
14x21
Ano de Publicação
2019
2. Educação contextualizada no campo, movimento social e equidade de gênero: por práticas pedagógicas equitativas no semiárido brasileiro
3. Por uma pedagogia das africanidades: enfrentamentos e resistências em um quilombo da Amazônia
4. Instrumentos e espaços participativos no contexto educacional da rede pública municipal de ensino de Abaetetuba/PA
5. Gastos públicos em educação nos municípios do estado de São Paulo
6. Alternância pedagógica: entre o trabalho prescrito e o real – a ressignificação do percurso formativo do curso técnico em agropecuária do IFPA-CRMB
7. Pesquisas em educação musical envolvendo temáticas de corpo e gênero
8. a política de educação profissional no Brasil: as contribuições do estado e da sociedade para ao surgimento dos institutos federais
9. História da educação do campo: cartografias de um campo investigativo
10. Educação tradicional étnica e a escola: reflexões a partir de uma comunidade chiquitana
11. Educação do campo e território no sul do Maranhão: o campo em des-re-construção
12. Política social de educação e cultura: investimentos públicos municipais e desenvolvimento no noroeste do Rio Grande do Sul
13. Privados de liberdade: arte e biografias de adolescentes de um centro de atendimento socioeducativo
14. As contribuições do programa idiomas sem fronteiras para a política linguística das ies: o caso do ISF-UFS
15. Políticas públicas de educação do campo no baixo Amazonas/PA
16. Educação do campo não é educação rural: reflexão sobre uma e outra
17. O programa Mais Educação enquanto possibilidade de ampliação do capital cultural das crianças de duas escolas públicas do município Sobradinho/BA
18. O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
19. Políticas públicas de educação do campo em Santarém/PA
20. A institucionalização da instrução primária na província de Goiás no século xix: uma perspectiva decolonial
Agatha Letícia Eugênio da Luz
Aline Gonçalves Batista da Silva
Ana D’Arc Martins de Azevedo
Benedito Antônio Nonato Pinheiro
Caio Eidi Tsunechiro
Carla Joelma de Oliveira Lopes
Carlos Alberto de Souza Mascarenhas
Carlos Alberto Ribeiro
Cristina Rolim Wolffenbüttel
Denildo da Silva Costa
Edemar Rotta
Edenar Souza Monteiro
Edinéa Bandeira Ribeiro
Elaine Maria Santos
Fernanda Barros
Fernanda Soares Rezende
Francilene Sales da Conceição
Guilherme Ernesto de Andrade Neto
Henrique Martins da Silva
Ivann Carlos Lago
Jaqueline Sousa Sarmento
José Serafim Bertoloto
Juliano Batista dos Santos
Laís Rodrigues Campos
Leonardo Mendes Bezerra
Márcia Alves da Silva
Márcio Júnior Benassuly Barros
Marcos Nicolau Santos da Silva
Maria Ângela Borges Salvadori
Maria das Graças Campos
Maria Suely Ferreira Gomes
Mayre Dione Mendes Mascarenhas
Mônica Yukie Kuwahara
Neusa Rossini
Pedro Paulo Souza Rios
Rodrigo Belfort Gomes
Sara de Barros Almeida
Simone de Freitas Conceição Souza
Simone Vieira Batista
Thiago Barros Miguel