A obra Docência na educação superior: formação e prática, organizada por Otília Maria A. N. A. Dantas, é o resultado de produções desenvolvidas sob o âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Profissão Docente: formação, saberes e práticas e é fruto da di...
Sinopse
A obra Docência na educação superior: formação e prática, organizada por Otília Maria A. N. A. Dantas, é o resultado de produções desenvolvidas sob o âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Profissão Docente: formação, saberes e práticas e é fruto da disciplina “Docência do Ensino Superior”, ministrada pela organizadora desta obra na pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.
Estruturado em dezessete capítulos distribuídos em três partes, o livro aborda pesquisas focadas em temas como o histórico da Universidade brasileira, a hospitalidade entre professores e alunos, EaD, competências, políticas públicas de educação, ludicidade na formação do pedagogo, entre outros.
Número de Páginas
364
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
Parte I – Docência na educação superior
1. Docência na educação superior: algumas configurações
2. O professor universitário: desafios na contemporaneidade
3. A educação superior no Brasil: dilemas e desafios
4. A universidade, políticas inclusivas e deficiência visual
5. Formação pedagógica continuada para docentes do curso de arquitetura e urbanismo
6. Reflexões sobre o conceito de competência
Parte II – formação de professores
7. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: constituindo saberes e a identidade dos professores
8. O verso e o reverso da formação de professores iniciantes na educação infantil
9. Formando docentes para a educação infantil: especificidades de uma prática
10. Aprendizagem profissional da docência na educação infantil
11. Formação continuada e docência universitária: desafios e possibilidades
Parte III – as práticas na educação superior
12. Repercussões da instabilidade política e legislativa na formação continuada no ensino superior
13. Hospitalidade, acolhimento e as relações professor-aluno universitário
14. Formação continuada na coordenação pedagógica: a reflexão dos professores sobre o seu desenvolvimento profissional
15. Ensino a distância (EaD): percepções sobre a prática do professor de matemática
16. A aula na educação superior: espaço de transmissão de informações ou de mediação e construção do conhecimento?
17. A sala de aula universitária: o protagonismo docente e discente
Sobre os autores
Amanda Rafaelly Casé Monteiro
Ana Kátia da Costa Silva
Andreia Julio de Oliveira Rocha
Camilli de Castro Barros
Carlos Henrique Silva Bittencourt
Cidney Antonio Surdi Junior
Claudimary Pires de Oliveira
Etienne Baldez Louzada Barbosa
Eveline Nunes Possignolo Costa
Girlane Maria Ferreira Florindo
Ireuda da Costa Mourão
Jussara Cordeiro Limeira
Laryssa Bezerra Lima
Lívia Gonçalves de Oliveira
Luciana Resende Borges
Luciana Rezende de Oliveira
Luci Carlos de Andrade
Lucineide Alves Batista Lobo
Márcia Vânia Silvério Perfeito
Maria Emília Gonzaga de Souza
Maria José Gontijo Borges
Mirian Henrique do Nascimento
Monique Aparecida Voltarelli
Palma Carla Carneiro de Castro
Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra
Solange Alves de Oliveira-Mendes
Thiago Gonçalves Ferreira do Nascimento
Vânia Márcia Silvério Perfeito
Yeda Silva Moraes