Esta obra mobiliza diferentes áreas para pensar a cidadania ativa e o exercício dos direitos políticos na democracia. Seu ponto de partida é uma constelação de subjetividades e trajetórias errantes colhidas na história oral de vida de alguns professore...
Sinopse
Esta obra mobiliza diferentes áreas para pensar a cidadania ativa e o exercício dos direitos políticos na democracia. Seu ponto de partida é uma constelação de subjetividades e trajetórias errantes colhidas na história oral de vida de alguns professores da rede pública paulista. Relaciona a incipiente cultura dos Direitos Humanos no Brasil com as vivências cotidianas de violência, autoritarismo, desigualdades, racismo, machismo, homofobia e patrimonialismo. No percurso, nos apresenta uma reflexão desafiadora sobre as possibilidades e impossibilidades da justiça restaurativa nas escolas.
Número de Páginas
232
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Direito
Introdução: por que investigar a história oral de vida de professores?
1. As narrativas dos professores: um mosaico e seus traçados constelares
2. Direitos humanos e justiça restaurativa
3. Violência e violência na escola
Conclusões
Referências