Este livro é resultado de pesquisa realizada pela Região Sul, inserida no campo dos estudos curriculares críticos, os quais concebem o currículo como síntese de múltiplas determinações e instrumento político de disputas sociais. Tratando-se da formação...
Sinopse
Este livro é resultado de pesquisa realizada pela Região Sul, inserida no campo dos estudos curriculares críticos, os quais concebem o currículo como síntese de múltiplas determinações e instrumento político de disputas sociais. Tratando-se da formação de educadores(as), como aponta Apple (2006), o currículo implica um processo de escolhas institucionais que podem favorecer, ou não, o compromisso político com a transformação social. Com base nas análises dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) ou Projetos Pedagógicos de Curso (PPC),1 propusemo-nos a discutir os aspectos teórico-científicos da Pedagogia e como estes são traduzidos na organização curricular. Buscamos também apresentar o perfil profissional e como estão constituídos os eixos epistemológicos da formação, no que tange à dimensão teórico-metodológica. Com base nas abordagens qualitativa e quantitativa, sistematizamos um conjunto de informações sobre os CPe, tendo como campo as Universidades Públicas e os Institutos Federais da Região Sul, considerando somente a oferta presencial.
Número de Páginas
216
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Educação
PREFÁCIO
Dermeval Saviani
CAPÍTULO 1
OS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES
PÚBLICAS DA REGIÃO SUL: DADOS GERAIS
Luiza da Silva Braido
Ângela Maria Silveira Portelinha
Suzete Terezinha Orzechowski
CAPÍTULO 2
CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS, NATUREZA HUMANA E FINS EDUCACIONAIS ENTRE
OS CURSOS DE PEDAGOGIA NO SUL DO BRASIL
Suzete Terezinha Orzechowski
Antônio Marcos da Rosa
Franciele Maria David
CAPÍTULO 3
EPISTEMOLOGIA, HISTÓRIA E PROFISSÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Ângela Maria Silveira Portelinha
Suzete Terezinha Orzechowski
Luiza da Silva Braido
CAPÍTULO 4
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Vanice Schossler Sbardelotto
Ana Claudia Marochi
Patrike Soares de Oliviera
Franciele Aparecida de Cristo Claro
CAPÍTULO 5
OS ESTÁGIOS CURRICULARES
OBRIGATÓRIOS NOS CURSOS DE
PEDAGOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Iara Aquino Henn
Berenice Lurdes Borssoi
Franciele Maria David
CAPÍTULO 6
OS CURSOS DE PEDAGOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO NA E
PARA A GESTÃO EDUCACIONAL
Ana Claudia Marochi
Antonio Marcos da Rosa
Suzete Terezinha Orzechowski
CAPÍTULO 7
O PAPEL E O ESPAÇO DA PESQUISA NA
FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) DA
REGIÃO SUL DO BRASIL
Jocemara Triches
Iara Aquino Henn
Berenice Lurdes Borssoi
CAPÍTULO 8
SENTIDOS DE TRABALHO EM CURSOS DE
PEDAGOGIA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Graziella de Camargo da Costa
Luiza da Silva Braido
Liliana Soares Ferreira
João Francisco Lopes de Lima
SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES