Este livro analisa a reconfiguração do curso de Pedagogia com a implementação das diretrizes curriculares aprovadas em 2006. A concepção então assumida, que toma a docência como base para a formação do pedagogo, ao mesmo tempo em que define o curso com...
Sinopse
Este livro analisa a reconfiguração do curso de Pedagogia com a implementação das diretrizes curriculares aprovadas em 2006. A concepção então assumida, que toma a docência como base para a formação do pedagogo, ao mesmo tempo em que define o curso como licenciatura na qual são graduados os professores da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da modalidade normal do Ensino Médio ou ainda dos cursos de formação profissional da área da educação, trouxe para a elaboração dos seus PPPs indiscutível desafio: uma concepção curricular que não se limite ao campo das metodologias e dos saberes específicos para o exercício da docência. Qual Pedagogia efetivar no currículo de um curso que tem uma natureza mais ampla do que as demais licenciaturas - a de ser um curso no qual licenciatura e bacharelado não se dissociam? Embora institucionalmente localizado nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste da Paraná – Unioeste – o estudo carrega em si esta universalidade: as contradições geradas no campo institucional e no campo curricular pela proposição das novas diretrizes.
Número de Páginas
248
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2015
Área
Educação