Esta obra, é resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação que intenciona com esta obra promover diálogos entre especialistas, buscando viabilizar, de fato, a aproximação entre universidade...
Sinopse
Esta obra, é resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação que intenciona com esta obra promover diálogos entre especialistas, buscando viabilizar, de fato, a aproximação entre universidade-escola. A temática da gestão escolar foi desencadeada a partir da pesquisa em rede intitulada “Cenários de gestão de escolas municipais no Brasil”, coordenada pela profa. dra. Ângela Maria Martins (FCC/UNICID). O grupo e os autores desta obra acreditam que é conversando, interagindo e socializando que os processos de aprendizagem são desencadeados e que assim, por sua vez, a ciência é divulgada e promovida.
Número de Páginas
312
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Educação
PARTE I: Diálogos universidade-escola pelo viés da pesquisa e da extensão
1. Diálogos universidade-escola: a contribuição do Grupo de Estudos e Pesquisa “Estado, Política e Gestão da Educação – GEPGE”
PARTE II: Cenários de gestão escolar e a qualidade de ensino
2. A escola como lócus de formação continuada em rede municipal de ensino: percepções de diretores
3. Cenários de gestão escolar em redes municipais da região Centro-oeste: considerações a partir do questionário contextual da prova Brasil 2015
4. Perfil do gestor de escolas municipais da região Centro-Oeste
5. Perfil da gestão escolar na rede municipal de educação de Nova Andradina/MS
6. O perfil da gestão escolar na rede municipal de Naviraí/MS
PARTE III: Contribuições dos gestores ao diálogo escola-universidade
7. A (in)gestão da educação municipal: panorama, desafios e avanços
8. Práticas de gestão em Nova Andradina/MS
9. A concepção de gestão assumida na (re)elaboração dos PPPS da Reme Dourados/MS: debates teórico-normativos
10. Práticas de gestão em centro de educação infantil municipal de Dourados/MS: desafios e possibilidades
PARTE IV: A contribuição social para a gestão escolar
11. Conselho municipal de educação: influências na gestão da educação infantil no município de Dourados/MG
12. A relevância dos conselhos de educação no controle social das políticas públicas educacionais
13. Gestão democrática e perfil do gestor em São Paulo e Mato Grosso do Sul: análise comparativa
14. Gestão da inclusão escolar: desafios políticos e pedagógicos
Fábio Perboni
Angela Maria Martins
Sanny Silva da Rosa
Sandra Zakia Sousa
Mary Ane de Souza
Daiane de Freitas Galvão
Milene Dias Amorim
Caroline Touro Beluque
Fabio Zanata
Ana Paula Machado Baptista
Carla Fernanda Sampaio
Euzébio de Souza
Giuliana Pokrywiecki Masculi
Cristina Fátima Pires Ávila Santana
Elis Regina dos Santos Viegas
Fabiany dos Santos Barcelos
Nataly Gomes Ovando
Andreia Vicência Vitor Alves
Alessandra Domingos de Souza
Mariclei Przylepa
Elizangela Tiago da Maia
Ana Paula Moreira de Sousa
Silvio Cesar Nunes Militão
Flávia Paula Nogueira Aranda
Washington Cesar Shoiti Nozu
Kellcia Rezende Souza