Em Criança, práticas educativas e formação docente a educação é reconhecida tanto nos documentos oficiais, nacionais e internacionais, como na sociedade, como necessária à formação da criança. Esse reconhecimento é fruto de conquistas em diversos âmbit...
Sinopse
Em Criança, práticas educativas e formação docente a educação é reconhecida tanto nos documentos oficiais, nacionais e internacionais, como na sociedade, como necessária à formação da criança. Esse reconhecimento é fruto de conquistas em diversos âmbitos e da conjugação dos esforços de diferentes instâncias, como: movimentos sociais organizados, práticas inovadoras de professores, produção do conhecimento acadêmico e políticas públicas. Essas conquistas, em âmbito brasileiro, tiveram impulso nas décadas de 1980 e 1990, com as mudanças na legislação brasileira que garantiam atenção às crianças de 0 a 6 anos. Nesse sentido, nesta coletânea reunimos pesquisas nacionais e internacionais que têm como foco a criança e seu processo educativo.
Número de Páginas
216
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
Capítulo 1: Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: disputas pela hegemonia de projetos no contexto neoliberal
Capítulo 2: Educação infantil e a creche: a constituição de uma prática pedagógica brasileira
Capítulo 3: Unidades de educação infantil das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil: história e desafios
Formação de professores na educação infantil
Capítulo 4: Políticas de formação de professores para a educação infantil: dos dilemas às transformações possíveis
Capítulo 5: O trabalho dos professores da educação infantil em Goiás: um debate a partir de núcleos de pesquisa
Capítulo 6: Formação continuada como estratégia para construção de uma proposta político-pedagógica curricular para a pré-escola de Ouvidor/GO
Práticas educativas, organização do trabalho na educação infantil e relação família-escola
Capítulo 7: “Era uma vez, o trabalho!” abordando o tema trabalho na educação infantil sob a perspectiva histórico-crítica
Capítulo 8: Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês
Capítulo 9: Perspectiva das professoras: relação família-escola na educação infantil