O livro traz discussões acerca das territorialidades da educação ambiental no sistema federal de unidades de conservação da natureza, buscando compreender como o campo da educação ambiental (EA) compõe as ações territoriais do Instituto Chico Mendes de...
Sinopse
O livro traz discussões acerca das territorialidades da educação ambiental no sistema federal de unidades de conservação da natureza, buscando compreender como o campo da educação ambiental (EA) compõe as ações territoriais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nas Unidades de Conservação (UCs) federais.
Número de Páginas
184
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Sustentabilidade
INTRODUÇÃO 19
CAPÍTULO 1:
O CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
E A PRÁTICA BRASILEIRA DE CONSERVAÇÃO
DA NATUREZA REPRESENTADA PELO
INSTITUTO CHICO MENDES DE
CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE 31
1.1 Estados e territórios 32
1.2 Políticas públicas de conservação da natureza 42
1.3 O campo da educação ambiental: macrotendências
político-pedagógicas e suas discussões nas autarquias
federais de conservação da natureza 59
CAPÍTULO 2:
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO
DA BIODIVERSIDADE E SEUS AGENTES 69
2.1 A institucionalização da educação ambiental
no Brasil e sua inserção nas unidades federais de
conservação da natureza 69
2.2 A territorialização das ações de educação ambiental nas
unidades de conservação federais e a participação dos
servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade nos cursos de capacitação pedagógica 80
CAPÍTULO 3:
A CONSTITUIÇÃO TERRITORIAL DAS UNIDADES
DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E SUAS
PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS
NATURAIS POR MEIO DA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 103
3.1 Unidades de conservação como territórios, agentes,
materialidades e normas 104
3.2 Implicações entre as diferentes categorias de unidades
de conservação e a concepção político-pedagógica
das ações desenvolvidas 111
CONSIDERAÇÕES FINAIS 147
Referências 156
Apêndice 1 165
Apêndice 2 175
Unidades de conservação que participaram da pesquisa
respondendo o questionário – 2016/2017 175