Temática Ambiental, Educação Ambiental e Ensino dos Limites da Lógica Formal à Necessidade da Dialética

Temática Ambiental, Educação Ambiental e Ensino dos Limites da Lógica Formal à Necessidade da Dialética

ISBN: 9788546210916 AUTOR: Edilson Moreira de Oliveira

Nesta obra, o autor aborda questões sobre a produção do conhecimento científico, do princípio epistemológico que fundamenta o ato de conhecer e as implicações dessas questões no trabalho docente. Norteado por referências nas áreas de história e filosof...

R$ 84,90 R$ 40,75
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Nesta obra, o autor aborda questões sobre a produção do conhecimento científico, do princípio epistemológico que fundamenta o ato de conhecer e as implicações dessas questões no trabalho docente. Norteado por referências nas áreas de história e filosofia da ciência, formação de professores, metodologia, didática, temática ambiental e educação ambiental, abordou o seguinte problema de pesquisa: como se processa, em termos lógicos, a organização do conhecimento (método) de uma professora iniciante, para o trabalho educativo com a temática ambiental, em uma escola formadora de técnicos em meio ambiente? Conduziu a pesquisa, a hipótese de que subordinado à organização metodológica do conteúdo de ensino, trabalhado por uma professora iniciante, encontra-se um princípio lógico que norteia essa organização, podendo o mesmo ser de caráter formal ou dialético. Essa hipótese conduziu a pesquisa a uma síntese de que a lógica formal clássica, de base aristotélica, é o sustentáculo da organização metodológica do conteúdo de ensino trabalhado pela professora iniciante, pesquisada neste estudo de caso.


Número de Páginas

292


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. Conhecimento: dos reflexos primordiais à ciência; da lógica formal à lógica dialética; 2. Temática ambiental, educação ambiental e ciência: questões a serem trabalhadas pela professora iniciante; 3. Do conhecimento científico ao saber escolar: ecos de uma transição na trajetória de uma professora iniciante ao trabalhar com a temática ambiental.