Tecituras das Cidades

Tecituras das Cidades

História, Memória e Saúde – Volume II

ISBN: 9788546208388 AUTOR: Yvone Dias Avelino

Este é o segundo volume de uma coletânea que se intitula Tecituras da Cidade, aqui apresentando artigos sobre História, Memória e Saúde. A coletânea está sendo organizada por pesquisadores do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), do D...

R$ 84,90 R$ 29,71
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este é o segundo volume de uma coletânea que se intitula Tecituras da Cidade, aqui apresentando artigos sobre História, Memória e Saúde. A coletânea está sendo organizada por pesquisadores do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), do Departamento de História da PUC-SP e do Programa de Pós-Graduação de História. O objetivo do livro é analisar as construções de resultados pesquisa sobre a saúde no meio urbano, elaborados sob os pressupostos teórico-metodológicos produzidos na vertente de estudos da cultura/saúde. Estas pesquisas colaboram para o desvelamento de representações das cidades e apresentam homens e mulheres de diferentes tempos e lugares, bem como as marcas, indícios e pistas de suas experiências vividas. Esperamos conseguir o que nos propomos como uma contribuição às Ciências Humanas de forma geral e, especificamente, à historiografia contemporânea.


Número de Páginas

292


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Educação


Capítulo 1: A cidade como artefato: os nordestinos e a esquistossomose na cidade de São Paulo, 1940-1970; Capítulo 2: Almanaques de farmácias: um estudo sobre o almanaque Biotônico Fontoura; Capítulo 3: Um vizinho saudável? Trabalho e vida de e/imigrantes bolivianos em São Paulo; Capítulo 4: Mudanças em curso no bairro da Bela Vista: ajustes e novos usos para o prédio histórico do Hospital Matarazzo (1904); Capítulo 5: O exemplo de um parto romano: causa e consequência do Primeiro Triunvirato; Capítulo 6: História, memória e saúde: a atuação higienista da SPES em São Paulo (1938-1950); Capítulo 7: A Belle Époque arquitetada através da ótica médica. Entre o construir, o demolir e o segregar; Capítulo 8: A cidade e o sorriso: modernidade, higiene e sensibilidades; Capítulo 9: Políticas em saúde: registros históricos da internação de idosos na cidade de São Paulo; Capítulo 10: Maternagem e alimentação: saúde, cesta básica e o salário mínimo, 1930-1940; Capítulo 11: Beneficência portuguesa de São Paulo: identidade, tradição e modernidade; Capítulo 12: Paula Souza, “o engenheiro da humanidade”: propostas para uma política de saúde pública paulista. 1922-1927; Capítulo 13: Solidariedade para a saúde do trabalhador: a criação das Classes Laboriosas em São Paulo.