Silêncios e Transgressões

Silêncios e Transgressões

O Protagonismo das Mulheres Brasileiras no Século XX

ISBN: 9788546214006 AUTOR: Zélia Lopes Da Silva

O presente livro agrega textos sobre as vivências de mulheres brasileiras, detectadas na pluralidade de suas origens e distinções sociais, em tempos e espaços distintos no decurso do século XX. Essas protagonistas ganham visibilidade durante os festejo...

R$ 102,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O presente livro agrega textos sobre as vivências de mulheres brasileiras, detectadas na pluralidade de suas origens e distinções sociais, em tempos e espaços distintos no decurso do século XX. Essas protagonistas ganham visibilidade durante os festejos carnavalescos, nas incursões nas artes plásticas, na literatura, na teledramaturgia, no exercício de profissões consideradas de domínio do sexo masculino, bem como na luta por direitos civis e políticos: votar, estudar e exercer uma profissão. A análise também se volta para mulheres que viveram outras experiências, a exemplo da adesão ao movimento rebelde e às campanhas de assistência social aos desvalidos do país. Nessas múltiplas inserções assumem posturas que valorizam o status quo e também rupturas de valores expressas nas exibições de sua sensualidade nas pândegas carnavalescas; quebra de paradigmas religiosos com o divórcio e os suicídios, decorrentes de conflitos amorosos. Enfim, os textos abordam vivências femininas que desafiam as projeções de seu tempo e demarcam outros lugares para as suas vidas, independentemente dos caminhos traçados, pela família e pela sociedade, para suas condutas.


Número de Páginas

352


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2018


Área

Ciências Sociais


Capítulo 1: As mulheres carnavalizadas dos sambas-enredo paulistanos. Quem são elas? (1959-1984); Capítulo 2: Passistas e porta-bandeiras: representações de mulheres no processo de espetacularização do carnaval carioca dos anos 1960 e 1970; Capítulo 3: Paula do Salgueiro: notas sobre a vida, liderança e o samba da passista-show (1954-1963); Capítulo 4: Mulheres nos e por meio dos carnavais: atuação e representação feminina nas escolas de samba do Rio de Janeiro na década de 1980; Capítulo 5: Entre o real e o ficcional: uma análise do romance a Casa Verde (1898-1899); Capítulo 6: A participação feminina no suplemento dominical de o Jornal do Brasil/RJ: O “Debate sobre a Gravura” (1957-1958); Capítulo 7: A representação da emancipação feminina na série Malu Mulher da TV Globo; Capítulo 8: Para além do voto: mulheres maranhenses no debate público entre as décadas de 1920 e 1930; Capítulo 9: Mulheres de 1932: as múltiplas facetas da participação feminina no levante “constitucionalista” de São Paulo; Capítulo 10: As primeiras-damas e a assistência social: o protagonismo feminino na atuação da Legião Brasileira de Assistência (1942-1964); Capítulo 11: A participação feminina na categoria da advocacia assisense: Representações dos Obstáculos e das Conquistas (1960-1980); Capítulo 12: Por motivos íntimos: representações das mulheres em casos de suicídios publicados no jornal Correio da Manhã (1930 a 1935).