Este livro reúne diferentes pesquisadores e a singularidade e inquietude de seus estudos para tratar de direitos sociais, muitas vezes, negados. O caminho percorrido pelas abordagens em diferentes perspectivas de investigação, demonstra as discussões e...
Sinopse
Este livro reúne diferentes pesquisadores e a singularidade e inquietude de seus estudos para tratar de direitos sociais, muitas vezes, negados. O caminho percorrido pelas abordagens em diferentes perspectivas de investigação, demonstra as discussões em defesa de demandas sociais que representam grandes lutas na América como um todo, em especial na América Latina. O fio condutor dos capítulos é a força constante na luta contra as desigualdades dos direitos fundamentais, dentre eles a educação e a cultura. Um esforço que impulsiona muitos pesquisadores e militantes no enfrentamento e mobilização, com vistas a descortinar momentos históricos, relações sociais, controles, poderes.
Número de Páginas
372
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
História
1. Espacio y tiempo citadinos. Días Otoño como enunciación fílmica
2. A luta e a história do povo mexicano retratada nos muros: a particularidade e o reflexo estético da obra de Diego Rivera
3. Fotografia latino-americana em perspectiva: a modernidade fotográfica no Brasil e no México
4. Uma breve discussão sobre a revolução mexicana: aproximações e perspectivas
5. Ditadura na América Latina e o processo de politização
6. Ditadura militar brasileira e as estratégias para o controle e fomento do cinema e da cultura
7. Águia do Norte treinou o Condor: tortura e pobreza em um mar de siglas
8. Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades: apontamentos para uma pluriversidade
9. Propostas pedagógicas decoloniais e não eurocêntricas: resistências que florescem na América Latina
10. Aproximações e distanciamentos da educação prisional e suas relações com o trabalho: uma análise entre Uruguai e Brasil
11. Consenso de Washington e a educação do campo: ações político-pedagógicas contraditórias no contexto das escolas do campo
12. Formação inicial de professores no Brasil: tensões e possibilidades no ensino da didática
Sobre os autores
Adnilson José da Silva
Alessandro Melo
Bruno José Zeni
Débora Ribeiro
Eliane Dominico
Gleice Silva Paiva
Jorge Alberto Rivero Mora
Juliana Mallat
Magali Maria Johann
Marcia Helena Domingues Camargo
Priscila Miraz
Rita de Cássia da Silva Oliveira
Sabrina de Sá Sandini
Saulo Rodrigues de Carvalho
Vanessa Elisabete Raue Rodrigues